CIDADE DO FUTURO

Estratégias de desenvolvimento para Umuarama são tema de evento

Presidente da Aciu esteve entre os convidados para o seminário que reuniu diversas lideranças

Para ampliar os debates de possíveis caminhos para a cidade que se espera para o futuro foi realizado nesta semana o Seminário de Desenvolvimento Econômico - Umuarama 2050, no Sicoob Administrativo.

O presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, esteve entre os convidados e no discurso destacou a importância da união entre poder público, associação e CDU – Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, para que a cidade se desenvolva até 2050.

“Tenho feito intercâmbio com muitas associações e onde estou quero levar o que há de melhor da nossa cidade. A base do meu recado é que possamos desenvolver a união. Representando toda a classe empresarial quero dizer que é assim que caminham os negócios. Acredito que tudo é possível quando estamos de mãos dadas”, ressalta.

Uma das sugestões que há muitos anos foi apresentada por ele é de uma Secretaria de Projetos de Expansão para a cidade. Ao CDU foi atribuída essa missão e houve um planejamento para a cidade até 2030. Agora as metas foram ampliadas. Miguel também comentou que é preciso encontrar pontos fortes do Arenito Cauiá para que haja maior produtividade pela cidade.

O presidente demonstrou ainda a felicidade em estar à frente da Aciu e sobre as conquistas da entidade. “Ganhamos um prêmio em Foz do Iguaçu como uma das associações que mais teve crescimento no Estado. Não devem somente aumentar o número de associados, mas fazer com que sintam o desejo de fazer parte da associação”, comenta.

Miguel concluiu o discurso dizendo que é preciso fazer com que Umuarama se torne desejada por empresários. “Para isso precisamos divulgá-la de forma massiva e vejo que a cidade também pode ser tornar um grande pólo de eventos e de turismo. Além disso, qualificar pessoas para o trabalho”, finaliza.

Inovação

Ponto alto da programação do seminário, foi uma palestra com o antropólogo, pesquisador social e gestor de políticas sociais, Santiago Uribe. Ele é responsável pelo projeto Medellín – Colômbia, que culminou no recebimento do prêmio de “Cidade mais inovadora do Mundo”.

“Minha contribuição é sobre a importância da inovação para as cidades, pois essa é uma ferramenta muito importante. No entanto, se apenas nos concentramos em tecnologia e não em capital humano, pode ser algo que se distancie desse objetivo. Precisamos ter convicção de que o centro da inovação está nas pessoas e vejo que a construção de capital humano pode tornar Umuarama uma cidade grande”, avalia o antropólogo.