DIA D

Feirão do Imposto orienta a população sobre elevada carga tributária

Evento promovido pelo Conjove da Aciu movimentou a Praça Santos Dumont com programação diversificada

O Dia D do Feirão do Imposto promovido pelo Conjove (Conselho do Jovem Empresário) da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) movimentou a Praça Santos Dumont no sábado (25).

O atrativo principal foi a venda de produtos sem a incidência dos impostos, para que a população pudesse sentir como isso faz diferença no bolso. Quem passou por lá pode saborear ou levar para casa bolos caseiros, comprar espetinho, chope, caipirinha, sorvete, além de itens de perfumaria, óculos acessórios para celular e até mesmo cimento  com preço mais acessível. “Seria bom se no dia a dia tudo o que precisamos fosse vendido dessa forma. A carga tributária deixa tudo muito mais caro”, comenta o autônomo Welder Menezes.

Uma exposição também mostrou impacto do imposto em outros itens que são bastante consumidos. As informações impactaram as pessoas que pararam para observar as mercadorias. “É realmente assustador. Se houvesse um imposto único sobre os produtos, a arrecadação seria maior e teríamos mais qualidade de vida”, argumenta o comerciante Everson Machado Dias.

O Feirão contou com a Comissão de Direito Tributário da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Umuarama, que esclareceu dúvidas dos visitantes e apoio de outros parceiros que disponibilizaram informações, além de atendimentos gratuitos para pintura de unha e maquiagem e recreação para as crianças.

Veículos e lanchas foram levados até a praça para revelação dos valores de venda sem o peso da carga tributária. Uma carreata também foi realizada com esse intuito, incluindo a mostra de uma caminhonete zero quilômetro, pelas principais avenidas da cidade.

“Foi muito gratificante coordenar este projeto que levou informação para as pessoas. Quem passou pela nossa feirinha de produtos sem impostos, não tinha noção do peso da carga tributária sobre aqueles itens e, por isso, ficaram impactadas”, afirma uma da coordenadoras, Letícia Ferreira.

Estevam Grilo também ajudou na coordenação e destaca que durante o Dia D foi possível acompanhar em tempo real a arrecadação de impostos em Umuarama. “Até o mês de maio já foram arrecadados mais de R$ 74 bilhões, conforme os dados do site impostômetro”, lembra.

O evento foi realizado pelo Conjove e Aciu, com apoio da Prefeitura de Umuarama, CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) e as seguintes empresas: Guri Sorvetes, Chiquinho Sorvetes, Seu Pepeto, Divino Malte, Bolo de Vó, The Best Açaí, lt Consultoria Ambiental, DIP Digital, Filipi Manson Piercing, Previna Manutenção Prediais, Andressa Monção Imagem Pessoal e Estilo e Sicoob.

Confira a galeria de fotos