ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Decretos

Fiscalização notifica estabelecimentos e flagra diversas aglomerações

Equipes do município realizaram cerca de vinte orientações no final de semana e feriado


Em cumprimento aos decretos municipais relacionados à Covid-19, que estabelecem situação de emergência em Umuarama e elencam medidas para o enfrentamento da pandemia de infecção humana pelo novo coronavírus, a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e o setor de Arrecadação e Fiscalização da Prefeitura realizaram ações no final de semana para observar o cumprimento das determinações pelo comércio, setor de serviços e áreas residenciais. 

A equipe realizou cerca de 20 orientações e fiscalizações entre sexta-feira, 4, e segunda-feira, 7 – feriado nacional pela Proclamação da Independência do Brasil. De acordo com a Vigilância Sanitária, foram nove orientações de estabelecimentos por telefone, duas notificações (um bar e uma lanchonete) e cinco documentações de lanchonetes e restaurantes, para posterior infração. 

Já a Guarda Municipal relatou chamados por perturbação do sossego e aglomeração (motos realizando manobras arriscadas e carros com som alto) na avenida Rio Grande do Norte, bar na avenida Alexandre Ceranto com o som alto, apoio aos fiscais da Vigilância Sanitária para abordagem a lanchonetes e choperias com aglomeração, sem distanciamento de mesas e sem uso de máscaras. A fiscalização foi estendida ao distrito de Serra dos Dourados. 

No Jardim Tangará havia aglomeração de pessoas e som alto em residência, o mesmo ocorrendo no Córrego Longe, cujos proprietários foram orientados e acataram as determinações. No Jardim Panorama, uma jukebox com volume alto foi desligada após orientação dos fiscais. Houve outras ocorrências de som alto e aglomeração no 1º de Maio, na Rua Bela Vista – onde o dono de veículo com som alto foi autuado – e na Rua das Palmeiras, resolvidas com orientação. 

No domingo, a central da GMU recebeu chamada de bares abertos no Alto São Francisco, partida de futebol com aglomeração na Estrada Velha para Perobal, festa com algazarra e pessoas sem máscara no San Marino, na Rua Belo Horizonte (Jardim Belvedere) e Rua Bela Vista (Córrego Longe) e a corporação prestou apoio à Vigilância Sanitária para abordagem em estabelecimentos comerciais e residências. Dois donos de bares foram notificados na avenida Padre José Germano Neto Júnior, próximo à Praça Tamoio.