II Road Show de Comércio Exterior

Evento na ACIU estimula o comércio internacional

Um grupo de 60 empresários de Umuarama e região, participou ontem (quinta-feira) na Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU) do Road Show, evento da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agrí­colas do Paraná (Faciap), através do seu Instituto de Planejamento e Promoção do Comércio Exterior (IPPEX), que está em sua segunda edição com a proposta de apresentar as potencialidades do comércio bilateral com o mercado globalizado.

O evento transcorreu durante toda a manhã no auditório da ACIU.

Com o tema geral "Tendências Mundiais do Comércio Exterior", o Road Show trouxe a Umuarama consultores especializados que mostraram o potencial da China, da África do Sul e da Índia. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da atuação do IPPEX e do sistema de exportação simplificada dos Correios.

Abertura

Na abertura, o presidente da ACIU, Celso Zolim, ressaltou o fato da entidade estar comemorando os 47 anos de sua fundação e falou da importância das empresas locais e regionais identificarem oportunidades de negócios, tanto para importar como para exportar. Na mesma linha, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, que representou o prefeito Moacir Silva, destacou que o mundo está aberto não apenas para as mega corporações e grandes empresas, mas também para as médias e pequenas empresas, que podem viabilizar o comércio internacional através da parcerias como através dos arranjos produtivos locais.

Também saudaram os presentes e a iniciativa o consultor do Sebrae-PR em Umuarama Adriano Pereira e a empresária Cláudia Campos, presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios (Cacier), também parceira do Road Show, que tem apoios do Governo do Paraná, Junta Comercial do Paraná, TWS Comex, Prefeitura de Umuarama, W. Intex, Sebrae, Banco do Brasil, Correios e Governo Federal.

Na abertura das exposições, Cláudia Campos, analista de mercado internacional do IPPEX, fez uma breve apresentação da atuação do instituto, voltado ao incremento do comércio exterior através do apoio ás empresas paranaenses.

China

"Oportunidades comerciais com a China" foi o tema desenvolvido por Lígia Regina Pereira, diretora da W.Intex Internacional, empresa especializada na área. Segundo ela, a China, segundo maior economia do planeta e a que mais cresce na atualidade, é um país marcado por contrastes, ameaças e oportunidades.

Contrastes entre riqueza e probreza, atraso e modernidade. Ameaça pelo forma agressiva como os chineses produzem e negociam mundo afora. E oportunidade pelo que representa a possibilidade de exportar para um país que tem um mercado consumidor gigantesco e em constante expansão. A China já é o maior parceiro comercial brasileiro, atraindo empresários de todos os segmentos em todas as regiões do Brasil.

África do Sul

A apresentação do mercado e das oportunidades de comércio com a África do Sul foi feita por Luis Augusto Cordeiro : Diretor da SBS Trade & Consulting, que apresentou o país da Copa do Mundo de 2010 como o carro chefe de um bloco integrado por mais de uma dezena de países africanos, um grande mercado potencial que não está sendo devidamente explorado pelo Brasil.

A África do Sul, disse Cordeiro, apesar de ter ainda uma parte de sua sociedade vivendo ao estilo tribal, tem também uma economia forte, com boa infra-estrutura de logística, um mercado consumidor aberto aos produtos brasileiros, principalmente através da imagem que lhes é passada através das telenovelas nacionais, que fazem muito sucesso por lá.

Apesar do mercado aberto e até de uma proximidade cultural, a África do Sul ainda não está entre os principais parceiros brasileiros. Mas esta realidade está mudando e depende apenas de um trabalho bem feito de prospecção para que as oportunidades de negócios se concretizem. Em 2010, apenas 4,59% de tudo o que o Brasil exportou se destinou à África do Sul.

Índia

O consultor internacional Rômulo Rodrigues Thomé, da Ômega Comissária & Internacional Business, também presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Tecnologia Brasil/Índia, procurou desmistificar a imagem estereotipada de um país exótico, apresentando a Índia como a potência emergente que é, a terceira economia que mais cresce no mundo, apresentando um crescimento de 8,5% no ano passado.

em 2010, informou Thomé, a Índia apresentou um déficit na casa de US$ 100 bilhões em sua balança comercial, o que indica que o país é um grande importador, um mercado de merece a atenção dos empresários brasileiros.

Exportação

A gerente de Produto Internacional dos Correios, em Londrina, Fátima Silva, apresentou o serviço "Exportação simplificada", pelo qual as empresas de qualquer porte podem colocar seus produtos mundo afora com uma série de vantagens, como a dispensa do registro de exportador e sem a interveção de despachantes aduaneiros, com rapidez e segurança.

Negócios

Além de receber informações sobre os grandes mercados dos países emergentes, os participantes também tiveram a oportunidade de receber atendimento personalizado e de abrir contatos que no futuro podem resultar na participação em missões comerciais e, possivelmente, em negócios.

Road Show

O evento foi criado no ano passado, com a finalidade de aproximar as micros, pequenas e médias empresas do interior do Paraná da realidade do comércio exterior, promovendo a troca de experiências e um entendimento melhor do mercado internacional.

Em sua segunda edição, desde 21 de junho, o Road Show já esteve em Francisco Beltrío, Jacarezinho, Toledo, Castro, Marechal Cândido Rondon, Pinhais, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Rolândia, antes de Umuarama. Também ontem o evento aconteceu em Paranavaí.

Hoje o Road Show acontece em Campo Mourío, no dia 29 em União da Vitória, no dia 13 de outubro em Guarapuava, fechando no dia 19 de outubro em Maringá.