SCPC

Inadimplência em Umuarama cai 12,7% no primeiro trimestre do ano

Também houve redução de 17,5% nas inclusões de empresas no sistema mantido pela Aciu

O número de inclusões de inadimplentes no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) caiu 12,65% em Umuarama no primeiro trimestre de 2016, conforme relatório comparativo com o mesmo período do ano passado, divulgado pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), responsável pela manutenção do banco de dados que possui nomes de Umuarama, Maria Helena, Perobal, Mariluz, Casa Branca, Eliza e Xambrê. Enquanto em 2015 foram realizadas 5.258 inclusões, em 2016 foram 4.593. Também houve redução de 17,5% nas inclusões de empresas no sistema.

Por outro lado, conforme o relatório, também houve uma redução no número de exclusões de clientes do SCPC, o que significa que 10,9% menos consumidores conseguiram retirar seu nome do cadastro de inadimplentes. Mesmo assim o presidente da Aciu, José Celso Zolim, disse que são dados positivos e importantes para a economia local. “A redução de quase 13% no número de inclusões é bastante representativa, porque indica que houve melhora no saldo de inadimplência. Sabemos que o consumidor anda mais seletivo, evitando comprometer-se em compras feitas por impulso”, analisa.

Zolim lembra aos empresários associados à Aciu a importância de se registrar os clientes inadimplentes o quanto antes, para manutenção de um sistema que ofereça ainda mais segurança nas consultas. “A partir de 30 dias de vencido já se pode incluir o nome de um cliente que não pagou a conta no banco de dados do SCPC. Ao fazer isso, evita-se que essa pessoa faça compras a prazo em outras lojas do comércio, diminuindo ainda mais as chances de recebimento de uma dívida. Inclusive existe um estudo que diz que as chances de se receber uma dívida aumentam em 20% quando há a negativação nos primeiros trinta dias de vencido”, relata.

Não são só as pessoas físicas que podem ter os nomes comprometidos e registrados no SCPC. Segundo Zolim, empresas também podem ser registradas no cadastro de inadimplentes disponibilizado com exclusividade pela Aciu para seus associados. “O Seproc Empresarial é um produto que informa se uma empresa possui cheques sem fundo, restrições em cartórios e protestos, além de indicar se pesam sobre elas ações na Justiça. Para saber mais é só entrar em contato com a Aciu”, conta.

Segurança

O presidente da Aciu alerta também que vender a prazo sem ter a segurança de consultar o banco de dados do SCPC é “para quem gosta de brincar de roleta russa”, porque prevenir é muito melhor que remediar. “Quem consulta o CPF do cliente antes de concretizar uma venda no crediário reduz as chances de inadimplência em sua empresa. E as consultas podem ser feitas via internet, tudo de forma fácil e clara, com uma taxa praticamente simbólica e que vai garantir uma venda confiável. As consultas também podem ser feitas diretamente no site da entidade, em www.aciupr.com.br, quanto ligando para (44) 3621-6700 ou ainda pela Unidade Remota de Atendimento (Ura) no (44) 3621-6733, a qualquer hora do dia ou da noite, de qualquer parte do Brasil”, finaliza.