Inadimplência na cidade cai 6,7% no primeiro trimestre do ano

Números foram apresentados ontem pela Aciu, entidade que coordena o Serviço Central de Proteção ao Crédito

O número de inadimplentes em Umuarama diminui 6,7% no primeiro trimestre de 2013, segundo levantamento apresentado ontem (4) pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). De acordo com o relatório, a diferença entre inclusões e exclusões neste ano foram 1.530, enquanto que no ano passado foram 1.640. Apesar de o número de registros positivos ter sido maior em 2013, as baixas também foram superiores.

O resultado ficou dentro do esperado pela diretoria da Aciu. “Os números estão dentro do que o empresariado umuaramense já esperava e é menor que o do ano anterior. Isso significa que realmente há melhorias nas condições do crédito na economia”, analisa José Celso Zolim, presidente da entidade que congrega mais de 1.300 empresários de Umuarama e região. Mas, segundo ele, há que se observar um outro ponto. Ao mesmo tempo que muitos consumidores negociaram suas dívidas e se habilitaram para voltar a comprar a prazo, há também o problema de empresas que deixam de registrar os clientes inadimplentes, por isso esse número pode não corresponder 100% a realidade”, alertou Zolim.

Mais consultas

Seguindo o ditado de que prevenir é sempre melhor que remediar, os empresários estão atentos quando o assunto é dar crédito aos consumidores. Uma prova disso é o aumento no número de consultas ao SCPC, que fechou o primeiro trimestre do ano com um saldo positivo de 23,8%. De acordo com o estudo realizado pela Aciu, só nos três primeiros meses deste ano foram realizadas nada menos que 23.021 consultas ao órgão de proteção ao crédito, contra 18.598 em 2012. “Uma simples consulta ao sistema do SCPC pode evitar muita dor de cabeça para o empresário”, finalizou Zolim.

INCLUSÕES

EXCLUSÕES