Intec-Entre Rios está em pleno funcionamento

A Incubadora Tecnológica de Entre Rios (Intec-Entre Rios) é uma iniciativa que nasceu do empreendedorismo da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU), que somou forças com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) Campus Umuarama, Sindicato Patronal Rural, além de empresários e pessoas da comunidade para fomentar o desenvolvimento tecnológico de Umuarama e região. Com quase cinco meses de fundação, a Intec-Entre Rios está em plena atividade e já realiza projetos importantes.

"É um orgulho para a Aciu e a cidade de Umuarama ter uma Incubadora Tecnológica em pleno funcionamento. Parabenizo todos os membros da diretoria da Intec-Entre Rios pelos esforços e pelas conquistas efetivadas em tío pouco tempo. Este é só o começo. Tenho certeza que esta iniciativa irá contribuir grandemente para o progresso tecnológico e social da nossa região", disse a presidente da Aciu, Elza Alves Botelho, na tarde desta sexta-feira (30), ao receber os primeiros relatórios da incubadora.

A Intec-Entre Rios apóia idéias empreendedoras e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas urbanas e rurais nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos. Promover o desenvolvimento institucional e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia, da pesquisa e do ensino também são prioridades da INTEC-Entre Rios. A diretoria da entidade reúne-se semanalmente em sua sede para analisar e discutir os projetos recebidos.

A incubadora é autosustentável. Além de poder captar recursos dos governos Estadual e Federal, através de projetos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, também pode receber recursos das empresas incubadas. De acordo com o presidente da Intec-Entre Rios, João Donizzetti Cabreli, quando uma empresa é incubada, desenvolve produtos e serviços que, posteriormente, gerarío renda e lucro. "A incubadora receberá royaltys dos produtos e serviços criados. Os recursos captados serío aplicados para apoiar novos empreendimentos", afirmou.

A Intec-Entre Rios está em fase de análise dos projetos. "Já nos foram apresentados várias idéias muito interessantes e viáveis do ponto de vista técnico e econômico. Em poucos meses, estaremos incubando as primeiras empresas, não só em Umuarama, mas também na região", disse o diretor de Projetos e Serviços, Marcos Roberto Simões.

Entre os projetos de destaque está a reestruturação da Cooperativa Agroindustrial dos Fruticultores da Amerios (Cooperfruter), com sede em Douradina. A cooperativa foi formada há cerca de dois anos para processar e agregar valor à produção de frutas da região. Contudo, por falta de conhecimento, apoio técnico e incentivos, a iniciativa fracassou. "Serío necessárias adaptações e ampliações na infraestrutura, além de um trabalho técnico e gerencial junto aos cooperados para incubar o projeto", disse.

Segundo Simões, a Incubadora, em parceria com a Prefeitura de Douradina e a UEM (Universidade Estadual de Maringá) está realizando os últimos levantamentos e orçamentos e o projeto está em fase final de incubação. A expectativa é que a cooperativa volte a funcionar ainda este ano.

A Incubadora também já está realizando atividades nas áreas de pesquisa e educação. A entidade promove e apóia atividades como cursos profissionalizantes, palestras, seminários e pesquisas. Recentemente, foi aberto o Banco de Consultores da Intec-Entre Rios. Dezenas de profissionais altamente qualificados se inscreveram. Dois cursos já foram realizados para graduandos do curso de formação de professores da UEM.

HÁ VAGAS

A Intec-Entre Rios ainda está cadastrando consultores de todas as especialidades. Para fazer parte do Banco de Consultores, o profissional deve possuir, no mínimo, o Ensino Superior Completo e ter experiência comprovada. O candidato deve apresentar seu currí­culo (vitae ou lattes), cópia autenticada e originais do comprovante de escolaridade, diplomas de graduação, pós graduação e cursos complementares.

As inscrições estío sendo feitas na sede da Intec Entre Rios, anexo ao Sindicato Patronal Rural, na avenida Brasil, 3547, de segunda a sexta-feira, somente no horário das 14 ás 16 horas . Maiores informações pelo fone 44 3623 2646 ou pelo e-mail [email protected].

LEGENDAS

FOTO 1 - Diretoria da Intec-Entre Rios analisa semanalmente projetos para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região

FOTO 2 - O presidente da Intec-Entre Rios garante que os recursos da entidade serío revertidos para o financiamento de novos projetos

VIVÊNCIA PUBLICIDADE