Junta Comercial já atende na Casa do Empreendedor, ao lado da Aciu

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) foi transferida do Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região) para a Casa do Empreendedor, na praça Hênio Romagnolli (ao lado da Associação Comercial, Industrial e Agrícola/Aciu).

A relatora é a servidora municipal Fátima Aparecida Ferraresso, cedida pela prefeitura, e o funcionamento da Junta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. A Jucepar é a autarquia responsável pelo registro e cadastramento de empresas no Estado. É o órgão que analisa a documentação que dá personalidade jurídica às empresas, para que possam atuar legalmente. Cabe ainda o controle e o encaminhamento dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas que funcionam no Paraná.

“O primeiro passo para abrir uma empresa é a inscrição na Junta, que possibilita o fornecimento do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), e a partir daí as demais inscrições necessárias junto ao município e ao Estado”, explicou Fátima. Para o coordenador da Casa do Empreendedor, Rômulo Rauen, a integração permitirá aos empreendedores proximidade com os demais serviços oferecidos naquele espaço, como cursos, acesso ao crédito e desburocratização na abertura dos empreendimentos.

Facilitador

A Casa do Empreendedor concentra – desde 2018 – serviços para facilitar a vida de quem quer empreender em Umuarama. Atendendo empresários e microempreendedores individuais (MEI), permite simplificar e agilizar ritos legais para estimular a competitividade e o crescimento. O último relatório de atendimento semestral traz um balanço positivo em todos os indicadores, comprovando o quanto a instituição contribui para o desenvolvimento do município.

Nos cinco primeiros meses de 2021, a Casa realizou mais de 11 mil atendimentos e auxiliou na criação de quase 300 novas empresas, além de atender aos que buscam regularizar e formalizar seus negócios.

O órgão público oferece atendimento gratuito e orientações para quem quer abrir empresa ou precisa de apoio para se manter no mercado.  O telefone de contato é (44) 3624-8065.