Linhas de crédito barato são alternativa para o desenvolvimento de pequenas empresas

Dezenas de empresários da indústria e comércio de Umuarama e região conheceram, na noite desta sexta-feira (24), no anfiteatro da Prefeitura, linhas de crédito oferecidas pelo governo do Estado para estimular os investimentos e o crescimento das empresas, através do Banco do Empreendedor e da Fomento Paraná. O prefeito Moacir Silva (PDT) e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Rauen, promoveram a reunião entre a iniciativa privada e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, que também contou com a presença do presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, prefeitos da região e dos deputados estaduais Fernando Scanavaca (PDT) e Nelson Garcia (PSDB), dentre outras lideranças.

Além de investir nos municípios, financiando a aquisição de equipamentos e maquinário – entre outras linhas – a Fomento Paraná alavanca o desenvolvimento das empresas paranaenses com dinheiro ‘barato’, pois trabalha com as menores taxas de juros do país. “O Juraci veio trazer uma luz para os nossos empresários sobre as possibilidades de parceria que o Estado oferece para o crescimento das indústrias. Hoje, muitos micro, pequenos e até médios empresários vivem para pagar juros de dinheiro ‘caro’ emprestado na informalidade, com taxas absurdas”, afirmou o deputado e ex-prefeito Scanavaca.

“Umuarama tem hoje muitas empresas nessa situação, trocando cheque para honrar a folha de pagamento. A Fomento pode mudar essa realidade. Facções, por exemplo, terão crédito para lançar marcas próprias, como ocorre em Cianorte, estimulando a economia. Com esse apoio, as facções de hoje podem se tornar indústrias”, acrescentou o parlamentar.

O deputado Nelson Garcia disse que com apoio da Fomento Paraná, uma indústria de Umuarama que hoje emprega cerca de 450 trabalhadores vai ampliar a produção e dobrar o número de empregados. Umuarama está há três meses entre as três cidades do interior que mais geram empregos, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. “Esse resultado mostra o bom trabalho da nossa Secretaria de Indústria e Comércio, o bom momento que vive a cidade e também o arrojo dos empresários. Com o apoio da Fomento Paraná, a tendência é ampliar os investimentos, contratar mais trabalhadores e aumentar o giro positivo da nossa economia”, afirmou o prefeito Moacir Silva.

Questionando a ausência de Umuarama no mapa de investimentos do governo do Estado, o prefeito disse que conseguiu reverter a situação com apoio dos deputados estaduais. “Essa visita do presidente da Fomento Paraná é uma mostra de que podemos contar com o governo para investir em melhorias, tanto no setor público quanto na iniciativa privada”, completou.

Moacir lembrou que a industrialização gera empregos e traz desenvolvimento, por isso a administração tem investido muito no aumento da oferta de matéria-prima, estimulando a produção agropecuária. Outro fator positivo é a consolidação da Região Metropolitana de Umuarama, uma das quatro implantadas no Estado, “que provocou uma explosão de desenvolvimento em Maringá e, no longo prazo, vai proporcionar o mesmo para Umuarama e região”.

Crescimento

O prefeito também citou as ótimas perspectivas de Umuarama e os efeitos que esses investimentos terão no desenvolvimento – como, por exemplo, o Hospital Regional e Hospital do Câncer, a volta do curso de Design de Moda e a Escola Fábrica, para estimular o setor de confecção; a instalação de grandes franquias, reconhecendo o potencial da cidade; a reativação do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU); a construção do Centro de Formação Profissional do Senai, que começa em julho; a promessa do governo de duplicar a rodovia PR-323; e os investimentos do governo federal no Aeroporto Municipal, estimados em R$ 30 milhões, que permitirão a Umuarama ter linhas aéreas regulares com grandes companhias.

BANCO ESTADUAL

Juraci Barbosa afirmou que a Fomento Paraná é o único ‘banco’, a única instituição financeira do governo do Estado. Informou a taxa de crescimento do patrimônio, de mais de 8% ao ano nos últimos cinco anos, e lembrou que 95% da carteira de crédito são voltados aos investimentos públicos. Para a iniciativa privada, através do Banco Empreendedor, o governo do Estado oferece financiamentos de R$ 300,00 a até R$ 3 milhões. Para o empreendedor informal, ou individual, que apresentar um projeto de investimento, há uma linha de crédito com juro zero de até R$ 4 mil.

Autônomos também contam com linhas de financiamento com juros de 0,55% e para empresas maiores, a Fomento Paraná trabalha com recursos do BNDES e pode financiar até R$ 10 milhões. “Conseguimos juros tão baixos porque não cobramos taxas de cadastro, nem de abertura de crédito, não exigimos contas em bancos específicos, não vendemos seguros nem títulos de capitalização e praticamente não temos inadimplência, graças ao sistema de garantias”, explicou Barbosa.

O presidente da agência também elencou opções de crédito para representantes comerciais, micro e pequenas empresas – inclusive de inovação, montadas por profissionais recém-formados nas universidades – e também empresas de maior porte. “Cerca de 99,5% da atividade econômica do Paraná vem das micro e pequenas empresas. Atendendo a esse setor, o governo investe na iniciativa privada como um todo”, afirmou.

Em Umuarama, os empresários interessados podem buscar maiores informações e acesso aos financiamentos na Agência do Trabalhador. A Associação Comercial e Industrial (Aciu) também pode ser parceira e em breve a região receberá visitas da unidade móvel da Fomento Paraná, um escritório de negócios montado em uma van. Outras informações, e inclusive simulações de financiamentos, podem ser obtidas no site www.fomento.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3883-7000.