ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Terça

Live esclarecerá dúvidas sobre participação em licitações da PMU

Município e Sebrae apresentam potencialidades do programa Umuarama Compra Mais


A Prefeitura de Umuarama realiza, em conjunto com o Sebrae, na próxima terça-feira (19) às 15h, uma live nos canais oficiais do município voltada ao empresário e ao comércio local. O tema é o “Programa Umuarama Compra Mais”, que será divulgado para atrair empreendedores locais para as licitações e esclarecer dúvidas que surgirem entre os participantes. As perguntas devem ser feitas nos comentários.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Vicente Afonso Gasparini, a Prefeitura compra quase R$ 1 milhão por dia útil em média e parte desses recursos beneficia empresas de fora por falta de conhecimento ou de interesse das empresas locais, em atender ao município. “Queremos manter esse dinheiro circulando na cidade, estimulando os empreendimentos locais. Este é o objetivo do programa”, disse. 

Se as empresas locais participarem dos processos de compra, o município pode alocar na economia local uma boa parte dos cerca de R$ 150 milhões destinados ao custeio da máquina pública. Vicente lembrou que a Prefeitura é a maior empresa de Umuarama e a que mais realiza compras, desde materiais de limpeza e higiene, segurança (EPIs e EPC) e de expediente a produtos alimentícios, soluções em tecnologia e informação, serviços de limpeza, pequenas obras de engenharia e manutenções elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. 

“Para essas demandas a administração precisa adquirir os bens e serviços necessários, seja das empresas locais ou de fora. O ideal é comprar no município, mas para isso os empresários precisam participar mais dos nossos processos licitatórios”, reforçou o secretário. É neste ponto que entra o apoio do Sebrae – orientar os empresários sobre os procedimentos para vender à Prefeitura. 

O programa já tem o apoio do Sebrae através de oficinais e cursos com o detalhamento dos documentos e processos necessários, porém, em tempos de pandemia, não tem sido possível promover treinamentos presenciais. “Por isso decidimos realizar a live, reforçar os objetivos do ‘Compra Mais’ e esclarecer eventuais dúvidas que os participantes possam apresentar. Contamos com a audiência dos nossos empresários e esperamos promover bons negócios”, completou Vicente Gasparini. A transmissão será pelo Facebook e Youtube da Prefeitura. 

O programa envolve a Secretaria de Administração e suas diretorias de Licitações e Contratos, Compras e Almoxarifado e Controladoria Interna Geral do Município, em parceria com o Sebrae e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu). Os objetivos são ampliar a participação de empresas locais nas licitações, aumentar a circulação de recursos financeiros no município, criar vagas e fortalecer os empregos e a renda da população. 

Além disso, permite mais transparência nos processos licitatórios, aproxima a Prefeitura dos fornecedores locais e dá mais agilidade à prestação de serviços. “Indiretamente, o Compra Mais auxilia a gestão financeira da Prefeitura, reforça a liquidez corrente e a liquidez gera”, completou o secretário Vicente Gasparini.