Otimismo

Lojistas de Umuarama projetam bons resultados para o Dia das Mães

Data é tradicionalmente a segunda mais expressiva para o comércio varejista

Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) revela que 80,2% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Mães. A intenção de compras para a data é 18% maior do que em 2020, quando 68% dos consumidores planejavam comprar presentes para as mães.

Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)/Fecomércio PR, o Dia das Mães de 2021 promete ser mais promissor para o varejo brasileiro e deve movimentar R$ 12 bilhões em todo o país. No Paraná, a estimativa é de que a segunda data mais importante do comércio injetará R$ 820 milhões na economia do estado.

Em Umuarama, um levantamento da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) indica que os lojistas estão otimistas. "Ainda estamos um pouco aquém em termos de projeção, mas a expectativa é muito boa, principalmente em relação ao sábado com horário ampliado (9h às 17h)", avalia o gerente da Jorrovi Calçados, Roberto Júnior de Souza.

A elevação considerável da intenção de presentear apontada pelo levantamento da Fecomércio pode ser justificada pela tentativa dos filhos em compensar o distanciamento social imposto pela pandemia. A maior parte dos presentes, 51,1%, deve ser de até R$ 100. O tíquete médio aumentou em relação ao ano passado, subindo de R$ 105,15 para R$ 116,03.

"Costumo dizer que ocasiões como o Dia das Mães e o Natal simbolizam a 'colheita' do comércio, que está preparado para receber consumidores de Umuarama e região neste Sabadão, respeitando os protocolos sanitários e com uma infinidade de opções e promoções", ressalta o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.