MANIFESTA

Luta pela duplicação da 323 reúne municípios da região

Deputado Fernando Scanavaca alertou sobre alternativas para que obra seja finalmente iniciada

Fatiamento da rodovia em três trechos é a única saída para o problema da duplicação da PR-323. A afirmação do deputado estadual Fernando Scanavaca definiu em que pé está a situação que envolve a questão da duplicação da Rodovia da Morte, como é conhecida, que liga Guaíra a Maringá. O parlamentar detalhou que a alternativa já foi apresentada ao governador Beto Richa, mas depende de alteração da Lei Estadual que rege a Parceria Público Privada (PPP), além de aprovação do DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem).

Scanavaca falou a membros da Comissão Pela Duplicação da Rodovia PR-323 em reunião no auditório da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) no final da tarde desta quinta-feira (19). Segundo ele é um erro pensar em realizar uma nova licitação para que a duplicação aconteça. “Seria um prejuízo de R$ 100 milhões por ano para a região Noroeste, que é o valor que o Governo do Estado terá de repassar após a conclusão da obra. A Lei aprovada é muito bem amarrada e não permite a mudança do controle acionário, por isso precisamos dar oportunidade a novos investidores no lugar da Odebrecht, vencedora da licitação”, afirmou.

O deputado explicou o que significa ‘fatiar a rodovia em três partes’: é fazer um trecho de Maringá até o rio Ivaí, outro de lá até Umuarama e finalmente daqui até o final do trecho a ser duplicado, em Francisco Alves. “Temos grupos, consórcios de construtoras, interressados em assumir essa obra e dessa forma, com a execução em partes, ficaria mais fácil de concluir. O governo já tem as garantias da contrapartida e isso também é bastante favorável para nossa luta. Se não houver alteração na Lei até o dia 6 de fevereiro, eu vou apresentar novo projeto para alterar isso. O que não podemos é perder essa oportunidade que já estava garantida”, declarou.

André Vinicius Melatti, procurador público do Trabalho, destacou que a vida tem prioridade absoluta e que a união dos três Ministérios Públicos (Federal, Estadual e do Trabalho) está garantida nessa luta. Melatti entregou a Fernando Scanavaca um estudo sobre a PR-323 realizado pelo próprio procurador. “Temos de ser determinados e lutar com firmeza para que essa duplicação saia do papel. Não se brinca com a vida humana”, pontuou.

Manifestação

O engenheiro Sergio Frederico, coordenador da Comissão Pela Duplicação da PR-323, informou que haverá um evento em memória das vítimas da rodovia. “Será no dia 29 de janeiro, domingo, às 10 horas da manhã em Cafezal do Sul, na área de camping próximo ao local do trágico acidente do dia 31 de outubro do ano passado entre um ônibus e uma carreta, vitimando 21 pessoas. Nesta área vamos realizar uma cerimônia ecumênica e esperamos contar com a presença de famílias de todas as cidades da região”, disse.

Neste encontro também foi apresentada a logomarca da campanha, que terá o slogan “Vítimas do Descaso. PR-323: Duplicação Já”. Frederico pediu o apoio de todos os veículos e profissionais da imprensa para que ajudem a divulgar essa luta. “Vamos disponibilizar as artes da campanha para que todos possam utilizar. Qualquer ajuda é bem-vinda e as entidades interessadas em patrocinar outdoor, faixas, cartazes, etc podem solicitar a nossa assessoria de impresa através do e-mail [email protected]. Amanhã também vamos disponibilizar materiais no site da Aciu (www.aciupr.com.br)”, finalizou.