CRÉDITO Consumidor pode renegociar dÃvidas na Aciu para voltar a comprar.
Nada menos que 16.799 pessoas têm seu nome no Sistema Central de Proteção ao Crédito, o famoso SCPC, órgão que registra as pessoas inadimplentes (aquelas que compram a prazo e não pagam a prestação). Esse número representa 16,7% da população de Umuarama, considerando que a cidade possui oficialmente 100.716, de acordo com o Censo 2010 do IBGE.
O número pode parecer assustador, mas é a somatória dos inadimplentes dos últimos cinco anos. De 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 10.644 consumidores foram incluÃdos no cadastro de devedores (3.603 deles pela primeira vez na vida). Foi um aumento de 4,29% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 10.206 pessoas estavam negativadas.
De acordo com o Relatório Estatístico Geral de Clientes do SCPC, fornecido pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) ontem (25), o número de ocorrências (entradas) que constam no cadastro da entidade é de 24.139. "Isso significa que uma pessoa pode ter dois ou mais registros de dÃvidas em aberto constantes em seu nome. O total da dÃvida, em valores originais, é de R$ 7.977.660,41", informa Esther Costa Torres, responsável pelo setor.
BOA NOtíCIA
Assim como houve um aumento nas inclusões de nomes no SCPC no último ano, houve também um aumento nas exclusões, ou seja, no número de pessoas que conseguiram negociar suas dÃvidas e voltar ao mercado. "Registramos um aumento de 4,34% no número de exclusões. De janeiro até agora foram 7.582 pessoas que deixaram de constar no cadastro de devedores", observou Esther.
CONSUMIDORES DE VOLTA
A Aciu inaugurou em agosto de 2010 o Departamento de Serviço Central de Cobrança Aciu (DSCCA), para a prestação de serviços de assessoria jurídica na área de cobrança dos clientes inadimplentes e inscritos no SCPC ou Serasa. A finalidade, segundo o presidente da instituição, José Celso Zolim, é que o setor seja um posto avançado de conciliação extraprocessual, para o recebimento de dÃvidas.
O departamento funciona todas as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 8h ás 11h, com hora marcada. A advogada Solange Ryska é a profissional responsável por intermediar as negociações das dÃvidas. "Conseguimos diminuir a inadimplência existente nas empresas associadas, através de negociações que ficam excelentes para quem deve e para quem tem para receber. Todos ficam satisfeitos", contou.
Ela destaca que as empresas que tiverem interesse em utilizar o serviço devem entrar em contato pelo telefone (44) 3621-6700. "Lembrando que o serviço é gratuito, sem custo nenhum para o associado. Para dar inÃcio aos trabalhos, basta que o empresário traga os documentos que tiver disponÃvel comprovando a dÃvida, como duplicatas, notas fiscais, notas promissórias, recibos, enfim, que comprove a materialidade da dÃvida", detalha.
Serviço : Departamento de Serviço Central de Cobrança Aciu (DSCCA) : Negociações de dÃvidas : Aciu : Praça Henio Romagnolli nº 3.800 : EdifÃcio Centro Comercial : térreo : Fone: (44) 3621-6700.
Dos 16.799 devedores:
59,1% são homens
77,8% são solteiros
73,3% têm um só registro
25,5% têm entre 30 e 40 anos
67,4% devem até R$ 500