Maringá recebe Fórum Regional da Índústria promovido pela Fiep

Encontro será realizado no dia 5 de abril na Acim

legenda
crédito: usertrmk/Freepik

Maringá recebe, no dia 5 de abril, o terceiro de uma série de eventos que a Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) promove para lançar os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Reunindo lideranças do setor, entidades parceiras, entre elas a Aciu, e representantes do poder público, o evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria da região Noroeste e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado. O encontro será na Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), das 8h às 12 horas.

Os eventos de lançamento dos Fóruns ocorrem em seis regiões do Paraná, entre março e maio. “O grande objetivo dos Fóruns é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “E debater a indústria é mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial, de acordo com as necessidades, particularidades e potencialidades de cada região do Estado”, completa.

Temas prioritários

Em Maringá, serão apresentados o perfil atual da indústria da região Noroeste e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre elas, questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade. Em datas ainda a serem confirmadas, nos meses de abril e maio, também haverá reuniões nas regiões Norte, dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

O encontro inicial servirá como provocação para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial de suas respectivas regiões. O trabalho terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em cada uma das áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.

fonte: Assessoria Fiep