Mensalidade da Aciu não sofrerá reajuste e despesas postais terão preço reduzido

Reunidos para mais uma edição da Assembleia Geral Ordinária, diretores e associados da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) discutiram temas de interesse do empresariado na noite da última segunda-feira (15). Dentre os temas debatidos, estava a questão dos valores das mensalidades da entidade, que não são reajustados já há mais de três anos. E para contentamento de todos, os valores ainda não sofrerão reajuste.

O presidente da entidade, José Celso Zolim, informou que os valores de vários serviços disponibilizados na Aciu tiveram reajuste este mês, imposto pela ACP (Associação Comercial do Paraná), que é a responsável por exemplo pela centralização dos dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). “Podemos afirmar, com toda segurança, que quando comparamos os produtos e serviços oferecidos pela Aciu a seus associados, nossa mensalidade pode ser considerada uma das mais baratas do Paraná”, analisou.

Além de decidirem pelo não-reajuste das mensalidades, os diretores optaram ainda por baixar o preço de uma das taxas pagas pelos associados – a de envio de correspondências para notificação de inclusões no SCPC. O presidente explicou que, quando um empresário registra um cliente devedor no cadastro de inadimplentes, é preciso que ele seja notificado via Correio, ato que tem um custo que é repassado ao empresário. “Nas notificações interestaduais o valor cai de R$ 4,30 para R$ 3. É um custo que não gera lucro nenhum para a Aciu, mas apenas despesa para o associado, assim decidimos fazer mais este trabalho em prol do empresariado”, detalhou Zolim.

Conselho da Mulher define metas de trabalho

Mulheres empresárias associadas à Aciu também organizaram uma reunião – realizada na manhã desta terça-feira (16) – para definirem os pontos de atuação do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu para os próximos anos. A presidente da instituição, Cristiane de Lima Revesso Peixoto, falou sobre a realização de eventos para fomentar as vendas do comércio, além de anunciar a contratação de cursos de aperfeiçoamento para empresários e trabalhadores do setor.

Os resultados de um questionário entregue às empresárias, na reunião anterior, foram apresentados, e elas puderam então definir as metas de trabalho. Um dos pontos abordados foi a determinação de uma maior utilização do Barracão da Indústria e Comércio, localizado do Parque de Exposições de Umuarama. “Já que o Centro de Eventos não fica pronto, temos de realizar mais eventos como a Feira Ponta de Estoque naquele local. Aquela área, como todos sabem, é utilizada apenas uma vez por ano pela Sociedade Rural fazer a Expo-Umuarama, então não vemos nenhum impedimento para que possamos realizar ações para estimular as vendas do comércio”, detalhou Cristiane.

Irene Dias Cardoso, ex-presidente do Conselho, também sugeriu que se valorize as datas especiais para promoção de vendas no comércio, como as tradicionais Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Natal, assim como as datas alternativas, como o Dia do Amigo, Dia do Homem e Dia da Vovó. “Podemos ter de volta o Salão de Negócios, seguramente será mais um evento de sucesso”, sugeriu.

Atendimento

Cristiane Revesso falou sobre a pesquisa sobre a qualidade no atendimento no comércio de Umuarama realizada pela Universidade Paranaense (Unipar) e apresentada pela RPCTV [afiliada Rede Globo para a região), que chocou empresários, autoridades, vendedores e profissionais do ramo, pois dava conta de que quase 60% das pessoas achava que o atendimento no comércio era ruim ou péssimo. Diante de um número assim, afirmou Cristiane, precisamos tomar uma atitude drástica no sentido de oferecer capacitação e treinamento a todos os profissionais que atuam nesse ramo.