EXTERIOR

Mercado internacional é tema de seminário na Aciu quinta-feira

Vice-presidente da Fiep vem a Umuarama especialmente para apresentar evento sobre oportunidades de negócios

O vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Romell Barion, vem a Umuarama nesta quinta-feira (7) especialmente para apresentar o seminário “Ameaças e Oportunidades no Mercado Internacional”, evento destinado a empresários interessados em buscar novos mercados no comércio exterior e internacionalizar suas empresas, não importando o tamanho ou o ramo de atividade. Será no auditório da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).
É a primeira vez que Barion visita a cidade e ele disse estar ansioso para trazer aos empresários daqui as boas experiências e conquistas do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep. “Os seminários têm como objetivo despertar nos empresários o interesse por mercados internacionais e melhorar os indicadores de comércio exterior da indústria paranaense. Por meio do conhecimento e informações, as empresas podem se posicionar nos mercados concorrentes, ampliando a visão comercial, a tecnologia e prospectando novas oportunidades de negócios”, detalhou.
Janet Castanha Pacheco, gerente do CIN, destaca que o CIN tem trabalhado em prol do comércio exterior há mais de 15 anos e que os seminários vêm somar as ações nesta área. “O CIN oferece diversos programas de capacitação, estudos de inteligência comercial, missões prospectivas, encontros de negócio e eventos que têm como objetivo preparar e orientar empresários para a atividade internacional”, explica.

Parceria
O presidente da Aciu, José Celso Zolim, explica que durante os seminários, os empresários irão conhecer o cenário do comércio exterior, estratégias para conquistar novos mercados, as oportunidades de negócios, além de tendências de inovação e tecnologia. “Estamos muito honrados em receber os representantes da Fiep e temos certeza de que vamos estreitar ainda mais nossa parceria, proporcionando a nossos associados ter uma visão mais ampla sobre o mercado internacional”, comentou.
A gerente do CIN da Fiep, Janet Castanha Pacheco, irá apresentar o trabalho realizado pela instituição para auxiliar e apoiar a internacionalização das indústrias paranaenses e como os empresários podem usufruir dos projetos, programas e eventos ofertados. Antoninho Caron, professor doutor e diretor da pós-graduação do curso de Comércio Exterior da FAE, também participa do seminário e abordará as transformações dos sistemas produtivos mundiais, estratégias de empresas, além dos desafios e oportunidades para as pequenas e médias empresas no mercado internacional.
O seminário será no auditório da Aciu, às 8h, com café da manhã grátis. As vagas são limitadas e os interessados podem reservar vagas pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail [email protected].

Esta matéria você também pode ler nos jornais Tribuna Hoje e Umuarama Ilustrado.