Ministro garante instalação de Posto da Polícia Federal em Umuarama

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, foi a Brasília nesta quarta-feira (20), onde participou de reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em uma mobilização pela instalação de uma delegacia da Polícia Federal na cidade. O encontro foi idealizado pelo procurador da República local, Robson Martins, que apresentou vários documentos técnicos que comprovam a urgência do pedido.

Uma comitiva de Umuarama foi até a capital federal para reforçar a luta e mostrar ao ministro que a situação do tráfico e da violência na região é algo para que realmente sejam tomadas providências com a maior urgência. Martins comentou que o movimento é inédito no país. "A situação de insegurança nessa região é tamanha, que a população assumiu o movimento em prol da da Polícia Federal na cidade, uma coisa inédita no Brasil", destacou.

Zolim entregou ao ministro um dossiê com os números sobre a realidade econômica e social de Umuarama, além de um documento, intitulado “Questão de Segurança”, em que apresenta a gravidade da criminalidade que assola toda a região. “Ao produzirmos o manifesto “Por Um Noroeste Mais Seguro”, pedindo a instalação de uma sede da Polícia Federal em Umuarama, encabeçamos uma luta que é para o bem de todos. A sociedade civil organizada decidiu travar uma batalha contra a violência que assola a região. O documento foi assinado por entidades representativas, clubes de serviço, forças policiais e políticas, além de instituições e associações organizadas de Umuarama. Todos com o mesmo objetivo: a redução da violência”, justificou.

A instalação de uma Delegacia, segundo Zolim, viria para contribuir com o andamento de centenas (ou milhares) de processos que se concentram na sede de Guaíra, “dificultando o bom andamento das ações, já que o efetivo disponível para a execução dos trabalhos é irrisório ante à demanda processual”. Ele comentou que saiu do encontro empolgado. “Da união de forças é que se conquistam os grandes resultados e temos certeza que o ministro da Justiça se sensibilizou com nossos fatos e argumentos apresentados”, contou.

Resultado

O presidente da Aciu contou que o ministro comentou que o governo federal está dando total prioridade para as áreas de fronteira e por isso acredita que a instalação da delegacia em Umuarama seja estratégica. "Temos todo interesse em atender esse anseio de Umuarama e as chances são grandes", disse Cardozo, destacando, porém, que a Polícia Federal está passando por um grave problema de efetivo. “O Ministério da Justiça está aguardando decisões STF e do MPF para a realização de dois concursos, um para delegado e um para agente da PF. Sem delegados não podemos criar novas delegacias", disse.

Com o impasse da atual falta de efetivo na Polícia Federal, os presentes à audiência propuseram ao ministro uma solução que pode ajudar a sanar o problema inicialmente: a instalação de um posto da PF na cidade. O prefeito Moacir Silva (PDT) afirmou que a prefeitura, que já destinou um terreno para a construção da delegacia, pode também destinar uma área para o posto. O ministro destacou que essa pode ser uma solução mais viável e rápida, e que iria conversar com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Coimbra.

Comitiva

Além do presidente da Aciu, José Celso Zolim, a reunião contou com a presença de 18 pessoas, como o prefeito Moacir Silva, o presidente da Amerios e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Nelli, os deputados federais Osmar Serraglio (PMDB) e Zeca Dirceu (PT), lideranças políticas e representantes da sociedade civil que compõem o "Movimento Pró- Delegacia da Polícia Federal em Umuarama".