INADIMPL

Movimento do SCPC aumenta 50% após lançamento de campanha

Consumidores procuram informações sobre dívidas pendentes e formas de renegociação

Comemorado dia 15 de março, o Dia do Consumidor marcou o lançamento de campanha instituída pelo Procon, em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), para que consumidores inadimplentes consigam regularizar suas dívidas e voltar a consumir no comércio local. Em solenidade realizada na sede de Procon na manhã desta terça-feira (15), o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Sandro Gregório da Silva informou que em Umuarama a ação vai durar 30 dias, encerrando-se no dia 15 de abril.

Neste período as empresas interessadas em receber débitos pendentes vão oferecer algum tipo de vantagem aos clientes inadimplentes, como descontos, reparcelamento da dívida ou isenção de juros, por exemplo. Bancos e cooperativas de crédito, como o Sicoob e o Sicredi, com agências na cidade, também aderiram à campanha e já estão autorizados a negociar débitos com descontos. As propostas de negociações devem ser apresentadas diretamente nessas instituições financeiras.

Mesmo com poucos dias de anunciada, a campanha “Semana do Consumidor” – que em Umuarama vai durar um mês – já fez aumentar em 50% o movimento no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), mantido pela Aciu. “As pessoas estão consultando sua situação cadastral com o objetivo de tentar regularizar a situação. Dezenas de empresas associadas à Aciu já manifestaram sua intenção de facilitar as operações de negociações. Desta forma, com o relatório de pendências nas mãos, o consumidor vai poder programar junto a cada instituição uma boa forma de quitar seus débitos”, comentou José Celso Zolim, presidente da entidade.

Porém Zolim faz um alerta aos consumidores: que não façam consultas de seu CPF sem ter certeza de que trata-se de uma instituição segura. “Consultar CPF pela internet pode representar um grande risco e trazer muitos transtornos para a vida do consumidor, pois a coisa mais comum é a existência de sites criados exclusivamente para ter acesso a informações sigilosas da pessoa. Não confie. Lembramos que para consultar sua situação junto ao SCPC é preciso apresentar o CPF e um documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou outros oficiais). A menos que se tenha uma procuração pública, feita em cartório, ninguém pode consultar o CPF de outra pessoa, por mais que seja marido e mulher, mãe e filho, etc”, destaca.

SERVIÇO – SCPC – Aciu – Edifício Centro Comercial – térreo – Praça Hênio Romagnolli nº 3800 – Umuarama – PR – (44) 3621-6700 – Atendimento: Segunda a Sexta das 8h às 18h (sem interrupção) e Sábado das 8h às 12h.