ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

FESTA

Mulheres empresárias comemoram seu dia com palestra e jantar

Escritora Angela Russi foi convidada para falar sobre a herança feminina


Para comemorar o Dia da Mulher de 2016, a presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Carina Previato, recebeu 60 mulheres para um encontro realizado na noite da última sexta-feira (11) no auditório da entidade. A escritora Angela Russi apresentou a palestra “Herança Feminina: o papel da mulher na formação da sociedade” e o ilustrador Jho Oliveira fez caricaturas das convidadas.

Após falar sobre várias mulheres que se destacaram através do tempo no Brasil e no mundo, Angela Russi apresentou peças publicitárias veiculadas na imprensa desde os anos 1930 até hoje. “É incrível pensar que era mais que natural que nossas mães e avós ouvissem coisas como 'uma mulher só é feliz no tanque', ou 'esteja bonita, sorrindo e sempre com a casa limpa e organizada quando seu marido chegar em casa, pois é obrigação da mulher cuidar para que o homem tenha tranquilidade no lar'. Essa cultura de colocar a mulher como empregada do marido e dos filhos durou décadas”, comentou.

Ela acrescentou que o movimento feminista trouxe alguma mudança na vida das mulheres a partir do final dos anos 60, início dos anos 70, quando elas finalmente começaram a trabalhar fora, a ganhar seu próprio dinheiro. “O problema é que com isso passamos a ter um ônus a mais: trabalhamos muitas vezes em serviços pesados por oito horas a fio e depois ainda temos de chegar em casa e fazer faxina, dar comida aos filhos e ao marido, cuidar da roupa, acompanhar os estudos dos filhos e preparar tudo para o próximo dia. Os maridos diziam assim 'quer trabalhar fora, pode ir, mas não quero saber de casa bagunçada e filhos abandonados'. As mulheres abraçam o mundo”, resume.

E a mulher de hoje carrega em si a história de luta de todas as mulheres – mães, donas de casa, médicas, artistas, lutadoras que fizeram sua parte para que o mundo fosse um pouco melhor para todas elas. A escritora destacou que o importante para que as mulheres sejam felizes hoje é saber o que realmente cada uma quer para sua vida. “É preciso perguntar-se: o que eu quero? Porque sabemos que podemos tudo, que conseguimos tudo, que temos força para conquistar tudo aquilo que desejamos. A força da mulher é inesgotável e por isso vamos continuar sendo as transformadoras do mundo”, garantiu.

 

Arte

Outro destaque da noite foi a presença do ilustrador Jho Oliveira, considerado um dos profissionais mais talentosos de Umuarama. Sua arte de desenhar foi apresentada às convidadas e 10 delas ganharam uma caricatura exclusiva, feita na hora. “Sabíamos que nossas convidadas iam amar ser desenhadas pelo Jho. Ele realmente é um talento nato e onde chega com seus lápis e canetas, a festa é garantida”, comentou Carina Previato, comentando que a festa foi realizada para prestar uma justa homenagem às mulheres que estão sempre à frente de seu tempo, lutando diariamente para manter o mundo em equilíbrio.

 

 

Contatos:

Jho Oliveira – Ilustrador

Whats/Fone: (44) 9847-4361 – Face: /jhotromundo

– Site: www.jhotromundo.blogspot.com

 

Angela Russi – Escritora

Whats/Fone: (44) 9902-3031 – Face: /ângelarussi

– E-mail: [email protected]

 

GALERIA DE FOTOS