"Nós realmente não temos problemas com o comércio de Umuarama.
Os poucos casos de reclamações são resolvidos de forma rápida. O
único ´pecadinho´ é a questío dos preços nas vitrines, que é de pequena
complexidade e de fácil solução".
A afirmação é do coordenador do Procon/Umuarama, Sandro Gregório da
Silva, e foi feita na manhã desta terça-feira, 30, em encontro realizado com
empresários no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de
Umuarama (ACIU).
Gregório foi o convidado da Diretoria da entidade para a reunião mensal com
os associados e falou sobre a atuação da Coordenadoria de Proteção e Defesa
do Consumidor, esclarecendo especificamente as exigências da legislação com
relação à fixação de preços nos produtos expostos nas vitrines e no interior das
lojas. O mesmo se aplica também ás mercadorias a que o consumidor tenha
livre acesso no interior do estabelecimento, em bancas e expositores, sem
precisar da ajuda do vendedor.
Informação
Todo produto exposto, na vitrine ou no interior da loja, precisa ter o seu
preço identificado. A forma como isso vai ser feito, se através de etiquetas ou
pequenos cartazes, cabe à empresa decidir, desde que todas as informações
relativos ao preço da mercadoria sejam apresentadas de com clareza e
legibilidade.
No caso do preço a vista, explicou o coordenador do Procon/Umuarama, basta
apenas a informação do valor. No caso da venda parcelada, a etiqueta, ou
outra forma utilizada pela empresa, deve conter o preço a vista, o número e o
valor das parcelas, o valor total a prazo e também os juros embutidos.
Respeito fideliza
Afirmando que as vitrines do comércio de Umuarama "não perdem em nada
para o que a gente vê por aÃ, nos grandes centros", o coordenador disse que a
qualidade no atendimento e o respeito ao consumidor devem se expressar na
informação dos preços das mercadorias, considerando que "esta postura acaba
fidelizando o cliente, que está cada vez mais informado e disposto a fazer valer
os seus direitos como consumidor", concluiu.
Papel do Procon
Sandro Gregório da Silva também falou proposta do Procon/Umuarama, que
é a de ter uma atuação preventiva e não buscando multar simplesmente, e
se colocou à disposição dos comerciantes para esclarecer algumas questões
ou tirar alguma dúvida, respondendo a várias perguntas formuladas pelos
presentes.
Sesc/Divulgação
Na abertura da reunião, a diretora do Sesc/Umuarama, Mauriza Lima, fez
uma exposição sobre as atividades e programação do Sesc, solicitando aos
empresários do comércio que estimulem seus funcionários a se utilizar da
estrutura que o Sesc oferece, bem como dos cursos e palestras que são
constantemente realizados, voltados essencialmente aos comerciários e seus
dependentes.
Desenvolver ações de parceria
Para o presidente da ACIU, Celso Zolim, a participação de convidados nas
reuniões mensais com os associados tem se mostrado "uma excelente maneira
da gente dar encaminhamento para várias reivindicações e buscar a solução
para os problemas que se apresentam na atividade empresarial, principalmente
através do diálogo e da parceria".
A ACIU está ouvindo os associados para definir quem serío os próximos
convidados para as reuniões mensais, sempre na última terça-feira de cada
mês. A próxima acontecerá no dia 27 de setembro.