Observatório Social de Umuarama já está em atividade

O Observatório Social de Umuarama foi criado a partir da parceria da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e SICOOB Arenito. O órgão é dirigido por uma diretoria composta de pessoas da comunidade, que não possuem vínculo político-partidário e que trabalham voluntariamente no controle das licitações e compras dos órgãos públicos. O objetivo é primar pela qualidade na aplicação do dinheiro que é recolhido através dos impostos.

O processo de criação do observatório levou cerca de dois anos. No início de julho deste ano a primeira diretoria foi instituída. "Não foi fácil reunir voluntários e colaboradores que cumprissem todas as exigências e qualificações necessárias para integrar o Observatório", comentou o presidente da OAB, Celso Hiroshi Iocohama, durante a posse da diretoria, que aconteceu na sede da ACIU.

Na opinião da presidente da Associação Comercial, Elza Alves Botelho, muito mais que cidadãos, os diretores do Observatório são exemplos de dedicação e trabalho pelo bem comum. "O serviço que esses homens e mulheres estío prestando à comunidade umuaramense é de incalculável valor e importância. Parabéns e bom trabalho a todos", disse. Segundo Botelho, este é um trabalho em prol da transparência e da responsabilidade social.

Os voluntários trabalharam cerca de três meses para criar e registrar o estatuto e juntar a documentação necessária para que as atividades pudessem ser iniciadas oficialmente. Contudo, mesmo antes do término do processo burocrático, o órgão já estava em funcionamento. "Desde o início deste ano, começamos a ter contato com as primeiras licitações e compras e a estabelecer uma rede de informações com outros observatórios e órgãos similares em todo o país", relata o presidente do Observatório, João Donizzette Cabreli.  No final de outubro toda a documentação foi regulamentada e o Observatório começou finalmente a atuar. Desde entío, todas as licitações, compras e pregões realizados pela Prefeitura de Umuarama estío sendo acompanhados.

A diretoria e a coordenação do Observatório contam com a parceria e a colaboração do Ministério Público, além da consultoria dos advogados da OAB e o apoio técnico e financeiro do SICOOB Arenito e da ACIU. "Tudo é feito de acordo com a legislação e seguindo os trâmites burocráticos e jurí­dicos. Antes de cobrar transparência, temos que exerce-la", disse o representante da OAB, o advogado Luiz Guilherme Meyer.

Segundo a coordenadora do Observatório Social de Umuarama, Sílvia Horwat de Morais Caetano, a experiência demonstra que nas cidades onde foram implantados órgãos que atuam em prol da transparência fiscal, os recursos passaram a ser mais bem aplicados. "Estamos aqui para colaborar para que os gastos públicos sejam realizados com transparência, de forma racional e para o bem comum. Antes de qualquer denúncia, nosso papel é o de observar e orientar", disse a coordenadora.

Ela acompanha pessoalmente todos os atos que envolvem gastos públicos realizados no município. As dúvidas e os casos onde são encontrados erros ou irregularidades são levados à diretoria, que se reúne uma vez por semana para analisar os processos e dar os encaminhamentos necessários.

EM BUSCA DE PARCERIAS
A diretoria do Observatório Social está em busca de novos parceiros. Empresas, universidades e entidades podem participar. "Este é um serviço de extrema utilidade pública, onde todos tem a ganhar: o cidadão, o empresário, o estudante, a dona de casa, o jovem, o idoso, enfim, todos. Quando os recursos públicos são devidamente aplicados, sobram recursos para investir em infraestrutra, saúde, bem estar, educação  ", disse o vice-presidente do Observatório, Luiz Felipe Paro de Oliveira.
Um estudo realizado no ano passado pelo instituto Cidadania Fiscal, revelou que mais de 91% das licitações realizadas no Brasil tem algum tipo fraude ou erro. "O Observatório minimiza a possibilidade de erro e fraude nesses processos, colaborando para que os recursos cheguem em maior quantidade e com mais qualidade ao cidadão", complementou Paro de Oliveira.

CONTATO
Para saber mais sobre o Observatório Social e Umuarama, basta dirigir-se à sede da ACIU, que fica na Praça Henio Romagnolli, 3800. Notí­cias com ações do Observatório poderío ser encontradas no site da ACIU: www.aciupr.com.br.