Palestra sobre negócios digitais reúne mais de 200 pessoas

Evento foi realizado pelo Sebrae no Hotel Caiuá na noite de terça-feira e teve apoio da Aciu

O Sebrae de Umuarama realizou na noite de terça-feira (21) o workshop “Um Mundo de Oportunidades de Negócios”, evento gratuito que abordou especificamente a questão dos negócios digitais. Cerca de 200 pessoas – empresários e profissionais de diversas áreas – prestigiaram a palestra comandada por Felipe Orsoli, consultor do Sebrae e da W/Buzz Marketing Digital, empresa especializada em marketing e estratégias digitais para pequenas empresas. A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) foi parceira mais uma vez na realização do treinamento.

José Celso Zolim, presidente da Aciu, falou sobre a importância dos investimentos em conhecimentos realizados em Umuarama. "Temos uma rede de parceiros - como Sebrae, Fecomércio, Sesc, Senac, Senai, Sesi, Unipar, Faculdade Alfa - enfim, que juntos com a Aciu promovem o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento da economia local. Estamos no caminho certo, porque um evento que consegue reunir mais de 200 pessoas certamente deve ser considerado um sucesso", comentou.

Orsoli apresentou soluções desenvolvidas pelo Sebrae para facilitar o acesso de micro e pequenos negócios a um mercado crescente e promissor, que é a internet. “O objetivo foi mostrar aos micro e pequenos empresários a importância de explorar o universo online como um canal de divulgação, de relacionamento com cliente, de posicionamento de marca e de vendas”, resumiu.

Adriano Pereira, consultor do Sebrae para Umuarama e região, destacou que a internet é uma fatia cada vez mais promissora no mercado porque, ao possibilitar visibilidade ilimitada para as empresas, permite ir além das fronteiras físicas. “Dessa forma, traz um mundo de oportunidades. E o papel do Sebrae é apresentar essa realidade aos empresários, orientando sobre os caminhos para conseguir bons resultados”, detalhou.

O consultor apresentou ainda o “Projeto Negócios Digitais”, que segundo ele foi preparado cuidadosamente para os pequenos e microempresários que enxergam na rede uma alternativa para aumentar a rentabilidade de seus negócios. “No conjunto de soluções proposta pelo projeto, os participantes terão uma série de informações sobre como criar uma estratégia eficiente para inserir a empresa na internet, desde a criação de um site ou blog, envio de e-mail marketing, o uso das redes sociais e do Google e, também, como comercializar produtos e serviços com e-commerce”, informou.

Investimento

O “Projeto Negócios Digitais” traz cursos, palestras, workshops e consultorias individuais, onde cada empresa terá um atendimento personalizado para que os conteúdos discutidos em capacitações coletivas possam ser aplicados na prática. “A ideia é que o empresário conheça as possibilidades da internet, seu potencial na geração de negócios, e a utilize para ser uma empresa mais competitiva. Além disso vamos ajudar o empresário a realizar um diagnóstico para saber a situação atual da empresa e ajudá-lo a traçar um plano de ação, que indicará qual é a melhor ferramenta. Queremos construir, junto com o empresário, a melhor e mais eficaz estratégia de ações na internet, porque sabemos que cada negócio apresenta particularidades”, finalizou Adriano Pereira.