NEG

Pequenas empresas de Umuarama podem vender para órgão públicos

Aciu, Sebrae e Prefeitura lançaram o Escritório de Licitações Umuarama, que vai orientar associados sobre como participar de concorrências

Foi lançado na manhã da última quarta-feira (29) o Escritório de Licitações Umuarama – Compras Governamentais, serviço especial para que os associados à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) possam participar dos processos licitatórios abertos por órgãos públicos de Umuarama. Agora as micro e pequenas empresas da cidade poderão vender ou prestar serviços para órgãos governamentais, tendo um profissional exclusivo para assessoria do início ao final do processo.

Conforme informou José Celso Zolim, presidente da Aciu, o Escritório nasceu para contribuir com as empresas para que elas possam aumentar seu faturamento expressivamente oferecendo seus produtos e serviços para os órgãos públicos. “Só para se ter uma ideia, a Prefeitura de Umuarama compra milhões por ano. Dinheiro este que poderia muito bem ficar aqui, em empresas locais, gerando emprego e renda em nossa cidade. A ideia é exatamente esta: fomentar a participação das empresas locais para que o dinheiro fique aqui”, afirmou.

O Escritório de Licitações Umuarama vai funcionar dentro da Aciu e atender de segunda a sexta-feira das 14h às 18h. “Dentre os serviços disponibilizados, podemos destacar a captação de editais e informações sobre processos de licitações que ocorram no município, a divulgação dos processos licitatórios, a orientação na participação nos processos licitatórios e a oferta de treinamento em licitações e encontros de negócios para fornecedores e compradores”, detalhou Luiz Carlos Silva, gerente regional do Sebrae.

Também parceiro do Escritório, a Prefeitura de Umuarama será a primeira a incentivar a participação das empresas locais nos processos licitatórios. Como comentou o secretário municipal de Indústria e Comércio, Rômulo Jonas Rauen, o programa é um instrumento de incentivo e capacitação de empresas locais para participação em compras públicas. “Através de uma ação coordenada e cooperativa, os idealizadores do programa querem fomentar o desenvolvimento e a competitividade das empresas londrinenses por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas pela lei”, especificou.

Zolim ainda destacou que dentre as vantagens da participação das empresas umuaramenses no fornecimento de bens e serviços para os órgãos públicos, estão o aumento da quantidade de moeda em circulação na cidade, o aumento do tempo de “residência” da moeda, o aumento da velocidade de circulação do dinheiro e, por fim, a prosperidade econômica local. “Para mais informações, basta ligar para a Aciu no telefone (44) 3621-6700 e falar com a Juliana Florêncio. Os interessados também podem enviar um e-mail para [email protected]”, finalizou o presidente da Aciu.