PLANEJAMENTO

Plano Umuarama 2050 cumpre mais uma etapa de cronograma

Conferência de identidade organizacional reuniu cerca de 200 pessoas para construção de visão de futuro da cidade

A Prefeitura de Umuarama em parceria do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) cumpriu mais uma etapa do cronograma de elaboração do Plano Umuarama 2050. Uma conferência de identidade organizacional foi realizada nesta terça-feira (16), reunindo cerca de 200 empresários, representantes de entidades, entre eles, integrantes do Conjove (Conselho do Jovem Empresário) da Aciu e lideranças do município. Divididos em grupos eles discutiram sobre a construção de uma visão de futuro para a cidade.

“Fico feliz com essa grande participação da sociedade civil organizada no Plano Umuarama 2050. Essa é uma oportunidade de extrairmos de todas essas pessoas, o que elas realmente querem para o futuro da cidade. Esse é um trabalho importante e conta com a participação de todos”, destaca o prefeito Celso Pozzobom.

O Instituto Dom Cabral, um dos mais renomados órgãos no desenvolvimento de projetos estruturantes no País, foi contratado para a elaboração do documento para Umuarama e estabeleceu um cronograma para ser cumprido e que prevê um conjunto de ações para o futuro da cidade.

“É um prazer poder coordenar esse projeto junto com a prefeitura e o CDU. Essa é uma etapa fundamental do planejamento estratégico de Umuarama. Hoje estamos definindo a visão de futuro, com ações a longo prazo, até 2050, e a partir disso desdobraremos objetivos estratégicos, com metas e indicadores que irão nos mostrar o quanto estamos avançando periodicamente”, explica Fernando, do Instituto Dom Cabral.

O secretário de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto, comemora os avanços dos trabalhos em busca de um bem comum. “O que queremos é o desenvolvimento da nossa cidade. Pessoas que se preocupam com o futuro de Umuarama estão envolvidas nesta etapa, pensado no que é melhor para a nossa cidade. Considero esse um momento histórico e o Plano Umuarama 2050 já é um sucesso”, ressalta.

A Unipar é uma das entidades que apoiam a construção do plano e neste momento foi sede para os debates. “É passo histórico. A Unipar participa há 52 anos da história de Umuarama e com certeza quer contribuir com mais meio século à frente. Esse planejamento é uma peça fundamental para estipularmos aonde queremos chegar. Sem isso, não conseguimos enviesar esforços”, avalia o assessor de inovação, Bruno Oliveira.

O Plano Umuarama 2050 é focado em áreas como infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente e economia e por meio dele será possível buscar soluções inovadoras que atendam às necessidades da população. A previsão é de que o documento seja concluído em novembro.