A Prefeitura de Umuarama em parceria do CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) cumpriu mais uma etapa do cronograma de elaboração do Plano Umuarama 2050. Uma conferência de identidade organizacional foi realizada nesta terça-feira (16), reunindo cerca de 200 empresários, representantes de entidades e lideranças do município. Divididos em grupos eles discutiram sobre a construção de uma visão de futuro para a cidade.
Integrantes do Conjove (Conselho do Jovem Empresário) da Aciu participaram das atividades. “Para nós é importante participar de momentos como esse e contribuir para o desenvolvimento dessa cidade. O Conjove tem a missão de despertar nos jovens o espírito associativista, uma postura de liderança e vejo que com esse envolvimento coletivo conseguiremos encontrar as propostas certas para Umuarama”, afirma Ana Flávia Miquelante, presidente do Conjove, ao agradecer o convite do CDU para que pudessem colaborar com o planejamento.
O presidente do CDU, Valcir Simão, considera esse um marco histórico para a cidade. "Secretários, técnicos da prefeitura e sociedade unidos por Umuarama, com pensamento próspero e técnico para o avanço da cidade com maior renda e qualidade de vida para todos", reflete.
“Fico feliz com essa grande participação da sociedade civil organizada no Plano Umuarama 2050. Essa é uma oportunidade de extrairmos de todas essas pessoas, o que elas realmente querem para o futuro da cidade. Esse é um trabalho importante e conta com a participação de todos”, acrescenta o prefeito Celso Pozzobom.
O Instituto Dom Cabral, um dos mais renomados órgãos no desenvolvimento de projetos estruturantes no País, foi contratado para a elaboração do documento para Umuarama e estabeleceu um cronograma para ser cumprido e que prevê um conjunto de ações para o futuro da cidade.
“É um prazer poder coordenar esse projeto junto com a prefeitura e o CDU. Essa é uma etapa fundamental do planejamento estratégico de Umuarama. Hoje estamos definindo a visão de futuro, com ações a longo prazo, até 2050, e a partir disso desdobraremos objetivos estratégicos, com metas e indicadores que irão nos mostrar o quanto estamos avançando periodicamente”, explica Fernando Rabelo, do Instituto Dom Cabral.
O secretário de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto, comemora os avanços dos trabalhos em busca de um bem comum. “O que queremos é o desenvolvimento da nossa cidade. Pessoas que se preocupam com o futuro de Umuarama estão envolvidas nesta etapa, pensado no que é melhor para a nossa cidade. Considero esse um momento histórico e o Plano Umuarama 2050 já é um sucesso”, ressalta.
A Unipar é uma das entidades que apoiam a construção do plano e neste momento foi sede para os debates. “É passo histórico. A Unipar participa há 52 anos da história de Umuarama e com certeza quer contribuir com mais meio século à frente. Esse planejamento é uma peça fundamental para estipularmos aonde queremos chegar. Sem isso, não conseguimos enviesar esforços”, avalia o assessor de inovação, Bruno Oliveira.
O Plano Umuarama 2050 é focado em áreas como infraestrutura, educação, saúde, meio ambiente e economia e por meio dele será possível buscar soluções inovadoras que atendam às necessidades da população. A previsão é de que o documento seja concluído em novembro.