Plano Umuarama 2050 é implantado oficialmente

Outra novidade apresentada durante evento é o programa Vocação Empreendedora

O Plano Umuarama 2050 teve o lançamento oficial no Centro de Eventos na noite de terça-feira (8) com a presença de autoridades, empresários e representantes de entidades e segmentos da sociedade que terão papel importante no cumprimento das ações.

O presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, sempre participou das discussões para a implantação desse projeto inovador e destaca a importância da união de esforços para que a cidade alcance o desenvolvimento desejado.

“Planejamento, ação e resultado devem ser sempre o tripé das nossas ações. A Aciu sempre esteve ao lado do CDU, inclusive temos representação no Conselho, e continuaremos dispostos a apoiar tudo o que for necessário para o planejamento e crescimento de Umuarama”, afirma.

O lançamento contou com a palestra “Planejamento Estratégico e Gestão para Resultados”, com Caio Marini, da Fundação Dom Cabral, responsável pela condução do Plano Umuarama 2050. A noite também foi marcada pelo lançamento do programa Vocação Empreendedora e a palestra “O papel dos líderes na Construção do Futuro”, com o escritor e empreendedor Allan Costa.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Inovação de Umuarama, Junior Ceranto, o momento representa um novo capítulo na história da cidade. “O objetivo desse plano é traçar um caminho claro e sustentável para o desenvolvimento da nossa cidade nas próximas décadas. Queremos transformar Umuarama em um polo de referência em inovação, empreendedorismo e qualidade de vida para a população”, destaca.

Ele acrescenta que o plano será construído de forma participativa, considerando demandas e sugestões de todos os setores da sociedade. “Queremos contar com a colaboração de todos para juntos construirmos um futuro que queremos para a nossa cidade”.

O presidente do CDU, Valcir Simões, comemora os esforços do conselho, executivo e sociedade para o início do plano. “Precisamos comemorar e fazer com que seja cumprido, com as potencialidades da cidade. Não podemos olhar apenas para Umuarama pelos próximos quatro anos. Temos certeza que no meio desse caminho planejaremos a cidade para 2070 e assim consecutivamente”, enfatiza.

Vocação empreendedora

Interessados em participar do programa devem procurar o Sebrae ou a Casa do Empreendedor para se informar sobre as capacitações que ocorrerão. “É um projeto que visa atender aos empresários de diferentes segmentos de Umuarama em vários quesitos de gestão e também em relação a ‘dores’ e dificuldades do dia a dia, quando precisam organizar as empresas e buscar outros mercados para ampliar os clientes para vender mais”, explica o gerente regional do Sebrae, Wendel Gussoni. Serão abordados temas relacionados à agricultura familiar, atendimento, inovação, tecnologia, entre outros.