LANÇAMENTO

Plano Umuarama 2050 é implantado para desenvolvimento da cidade

Candidatos à prefeito assinaram documentos e se comprometeram a cumprir ações que foram estabelecidas

O Plano Umuarama 2050 teve o lançamento oficial no Centro Cultural Vera Schubert na noite de quinta-feira (26). Centenas de pessoas, entre autoridades, representantes de entidades e lideranças de diversos segmentos da sociedade, e que contribuíram com o projeto, prestigiaram o evento.

O CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama) identificou que a cidade precisava de um planejamento estratégico e incentivou o poder público a investir nesse objetivo. O que trouxe embasamento para a elaboração do documento foi o seguinte questionamento: Como você quer ver Umuarama no futuro? Por meio de pesquisas foram verificadas quais são as expectativas da população para o desenvolvimento da cidade nos próximos 25 anos.

A visão de futuro por meio dos estudos é que todos querem Umuarama como a capital da amizade, cidade inteligente, polo econômico e tecnológico e onde o mundo faz negócios. Cada um desses temas, abrange diversos outros tópicos que serão trabalhados.

“Em mais de 20 anos que moro em Umuarama, não me lembro de alguma outra ação como essa, com tanta grandeza e envolvimento da sociedade. Isso só enaltece o quanto temos a ganhar. A minha assinatura neste documento em parceria da Prefeitura, representa toda a sociedade, por isso, preciso da maior participação no nosso conselho, nas nossas câmaras técnicas e nas ações para o futuro da nossa cidade”, destaca o presidente do CDU, Valcir Simão.

A Aciu acreditou neste projeto desde o início e representantes da associação participaram de todas as etapas de execução. “Convido a todos a conhecerem e fazerem parte do Plano Umuarama 2050. Quando se planeja ou se constrói um movimento com mais pessoas engajadas com certeza o resultado é diferente”, ressalta o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto.

A Fundação Dom Cabral foi responsável por apresentar os caminhos que devem ser percorridos para que o planejamento saia do papel. “A entrega do plano para a sociedade não significa somente uma visão de futuro para a cidade até 2050, mas um caminho claro, uma estratégia concreta para alcançarmos essa visão e isso será traduzido em metas, indicadores, projetos e iniciativas, não só da prefeitura, mas do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama e da sociedade civil como um todo”, explica o gerente de projetos da Fundação Dom Cabral, Fernando Rabelo.

O objetivo principal do Plano Umuarama 2050 é tornar a cidade mais desenvolvida, planejada e com melhor qualidade de vida para a população. “Isso exige mudança na maneira de pensar e no comportamento de todos. São projetos muito importantes que foram incluídos neste plano e nós precisamos que a sociedade tenha o sentimento de pertencimento e que cobre de quem estiver à frente do poder público todas as ações para que alcancemos o principal objetivo, que é uma cidade pujante”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, destacou a união de esforços durante cinco meses em busca de todos os dados para que a cidade continue crescendo e reafirma a necessidade de compromissos futuros. “Foi um trabalho muito gostoso e que reuniu muita gente. Agora com o plano pronto, precisamos que os próximos prefeitos deem sequência a ele”, afirma.

Todos candidatos a prefeito de Umuarama compareceram à sala do CDU na Aciu nesta sexta-feira (27) para assinatura de um documento reafirmando o compromisso em seguir com a implantação do Plano Umuarama 2050.