Prioridade

PMU projeta retorno do estacionamento rotativo para o 2º semestre

Contratação de nova empresa e municipalização são as possibilidades para reimplantação do sistema

Sem estacionamento rotativo regulamentado desde abril de 2019, quando o contrato com a empresa que administrava a Zona Azul foi suspenso, o município de Umuarama busca alternativas para equacionar o mais rapidamente possível um problema que aflige os motoristas nos dias úteis: a dificuldade para encontrar uma vaga na região central.

Editais de licitação e mesmo um pregão foram abertos, mas os processos foram suspensos ou paralisados após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). A pedido de comerciantes, o secretário de Defesa Social, Valdecir Capelli, e a diretora da Umutrans, Dianês Piffer, traçaram um painel atualizado sobre a situação em uma reunião na Aciu, na manhã desta sexta-feira (5).

Capelli destacou que o retorno do estacionamento rotativo é uma premissa da atual gestão, e que sua efetivação deve ocorrer até o segundo semestre, ora pela contratação de uma nova empresa ora pela municipalização do sistema. Praticamente todas as indagações do TCE-PR foram dirimidas, segundo o Executivo Municipal, e o departamento jurídico está empenhado na formulação de um modelo adequado e viável no menor espaço de tempo.

A elevação do número de vagas de curta duração no período recente tem atenuado os transtornos do trânsito central, segundo a Umutrans.

"Procuramos desempenhar nosso papel enquanto entidade representativa de mais de 1,2 mil associados, propiciando esse diálogo tão necessário. O secretário e a diretora da Umutrans foram mais uma vez prestimosos e cremos que a questão será sanada nos próximos meses", avalia o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.