PR-323 - Motoristas aderem à campanha de duplicação

Linha de apoio: Adesivagem mobilizou Aciu e parceiros ás margens da rodovia. Aproximadamente 3.000 adesivos foram distribuídos.

Durante a manhã de ontem (25), um multirío de aproximandamente 50 pessoas participou da adesivagem em favor da campanha de duplicação da PR-323. Colaboraram diretores da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama) e representantes do Rotary, Lions e Diocese. A ação aconteceu próximo à entrada do aeroporto de Umuarama e foi encabeçada pela associação comercial, promotora da campanha na cidade.

Cerca de 3.000 adesivos foram distribuídos pelos participantes, que estavam caracterizados com camisetas alusivas à reinvidicação. De acordo com o presidente da Aciu, José Celso Zolim, a receptividade por parte dos condutores foi impressionante. "A aceitação foi grande. Em duas horas que ficamos no local o nosso material esgotou. Muita gente pediu mais adesivos para repassar aos amigos e parentes. Foi ótimo", avaliou. Apesar do movimento intenso e do trânsito lento no local, a iniciativa foi considerada um sucesso. Com uma abordagem rápida e objetiva, em segundos os motoristas recebiam o adesivo e já podiam seguir viagem.

Zolim ainda agradeceu aos parceiros que ajudaram na mobilização. "A reinvidicação não é da associação comercial, mas sim de todos que utilizam a rodovia. As entidades que nos ajudaram são importantes para divulgar a campanha", ressaltou. Para o presidente do Rotary Club Despertar, Edson Nascimento, a ação foi muito positiva, tendo em vista a importância que o assunto ganha a cada dia. "A população da região está crescendo e chega também mais progresso. Não é possível que esta rodovia continue do jeito que está", observou.

A presidente do Conselho da Mulher Empresária da Aciu, Cristiane Revesso, também esteve no local e se mostrou engajada com o movimento. "Realmente a sociedade precisa se mobilizar para que outras famílias não continuem pagando com vidas que se perdem aqui na rodovia", ressaltou. A vice-presidente do conselho, Irene Cardoso, que perdeu um irmão vítima de acidente na rodovia há 11 anos, acredita que a duplicação é uma questío de vida e desenvolvimento. "Temos os dois lados, o de pessoas que morrem e o  crescimento da região, que precisa da rodovia duplicada para aguentar o aumento de tráfego", opinou.

A Polícia Rodoviária esteve presente para garantir a segurança da mobilização. O tenente Gonçalves lembra que o fluxo cresceu muito nos últimos anos e alguns motoristas não respeitam a limitação da rodovia frente ao intenso tráfego. Para ele, esse é um dos grandes motivos do elevado número de ocorrências, visto que muitas são colisões frontais. Sobre a adesivagem, o tenente considera importante este tipo de manifestação. "É uma mobilização de caráter pacífico e tem um propósito valoroso que visa a segurança no trânsito", afirmou.

Condutores apóiam campanha
Apesar da interrupção de alguns minutos na viagem, os motoristas que passaram pelo local se mostraram solidários à iniciativa. A opinião geral é que a obra de duplicação é essencial. O representante comercial Adriano Almeida aderiu à reinvidicação e agora tem um adesivo no seu carro. "Passo muito por essa rodovia por causa do meu trabalho e vejo muitos acidentes. Eu acho importante a duplicação porque vai nos dar maior segurança", disse.

O vendedor Sérgio Ramos, que mora em Maringá, não hesitou participar e observa um certo atraso por parte das autoridades. "Já era para ter feito essa obra. O tráfego é muito intenso", argumentou. O agropecuarista Pedro Batista segue na mesma linha e reclama do movimento nos trevos em que o motorista precisa cruzar a pista. "Dependendo do horário a gente fica muito tempo parado esperando para atravessar em alguns pontos. Acho muito importante essa camapanha", constatou.

De acordo com Zolim, a Associação Comercial de Cianorte fará uma ação similar na próxima semana e a Aciu já planeja mais uma adesivagem para os próximos meses. Serío confeccionados mais 5.000 adesivos, já que muitas pessoas de outras cidades entraram em contato para pedir o material. "Espero que a cada dia aumente mais o número de adesões à campanha. Assim podemos sensibilizar o poder público para o início das obras", afirmou o presidente da Aciu.