Presidente da Aciu participa do lançamento do Centro de Formação Profissional do Senai

Lançamento da pedra fundamental foi nesta terça-feira, com a presença do presidente da Fiep, Edson Campagnolo

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, lançou nesta terça-feira (23) a pedra fundamental do Centro de Formação Profissional do Senai em Umuarama, que será construída em terreno de 10 mil metros quadrados doado pela prefeitura de Umuarama. A nova unidade irá ofertar cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos nas áreas de metalmecânica, vestuário, construção civil e alimentos. O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, participou do evento.

O investimento será na ordem de R$ 7,6 milhões em obras e equipamentos. A construção começa em abril de 2013 e a inauguração está prevista para o início de 2014. “Quando investimos em educação, em formação, conseguimos transformar uma cidade”, disse Edson Campagnolo, na solenidade que também contou com a presença do prefeito Moacir Silva (PDT), do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) e do deputado estadual, ex-prefeito e coordenador regional da Fiep em Umuarama, Fernando Scanavaca (PDT).

Campagnolo ressaltou que a Fiep está altamente comprometida com a interiorização. “Sabemos o quanto é difícil trazer novos investimentos para o interior e nos dedicando para realizar ações em todo o Estado, a exemplo dessa nova unidade. Acreditamos que é possível fazer uma distribuição de renda através do trabalho e é isso que a Fiep está fazendo, com o apoio do poder público, como aqui em Umuarama”, enfatizou Campagnolo, acrescentando que a Fiep vai ampliar ainda mais a atuação em Umuarama. “Nessa mesma unidade que iremos inaugurar no início de 2014 teremos, em no máximo três anos, também curso de tecnólogo”, garantiu.

Campagnolo lidera a caravana do Sistema Fiep que percorre o interior do Estado nesta semana para uma nova rodada de Planejamento Estratégico da atual gestão da entidade. O objetivo é dialogar com lideranças do setor industrial, reforçando a estratégia de interiorização de suas ações.

Histórico

O prefeito Moadir Silva afirmou que finalmente a Fiep está sendo presidida por alguém que lança o olhar para o interior. “Essa nova forma de gestão, implantada pelo presidente Edson Campagnolo, resultou neste presente para Umuarama, que carece urgentemente de investimentos no setor industrial. Esta unidade do Senai entra para a história de Umuarama porque é o início da transformação industrial da cidade e da região. Umuarama está começando a fortalecer e diversificar sua produção. Os investimento do Senai vêm em boa hora, agora podemos dizer que a nossa cidade está caminhando para a industrialização”, ressaltou.

Segundo Moacir Silva, o interior tem dificuldade para atrair indústrias pela falta de mão de obra capacitada. Ele destacou ainda a participação da Aciu no apoio às ações da administração municipal no incentivo à industrialização e também em campanhas pelo fortalecimento do comércio. “Agradeço ao Celzo Zolim por estar sempre ao lado das boas ações da administração municipal pelo desenvolvimento econômico de Umuarama. É um sistema de administração que inova e realmente se dedica em prol dos empreendedores, empresários que fazem de tudo pelo bem de nossa cidade”, observou.

Interior

O empreendimento de Umuarama faz parte do Programa Nacional de Apoio à Competitividade da Indústria, que o Senai realiza em todo o País. No Paraná serão investidos no total R$ 185 milhões para a construção de oito Centros de Formação Profissional, sete institutos de tecnologia e um instituto de inovação. Instalado em área de 10 mil metros quadrados, o Centro de Formação Profissional de Umuarama tem como meta atender a 1.000 alunos por dia, em três turnos. Hoje, a unidade já existente do Senai no município atende a 2.100 alunos entre cursos presenciais e cursos a distância.

Esta é uma unidade que esperávamos há tempos”, afirmou o coordenador regional da Fiep, Fernando Scanavaca. “Uma obra de praticamente 8 milhões que o Sistema Fiep está fazendo para atender toda a região, porque agora, com a criação da Região Metropolitana de Umuarama, com 24 municípios, esse investimento ganha ainda maior importância”, disse ele.

Segundo o diretor regional do Senai no Paraná, Marco Secco, a equipe técnica do Senai definiu os cursos e áreas da nova unidade para atender o maior número possível de empresas. “Como a microrregião Noroeste é grande, vamos trabalhar de forma o mais transversal possível, com foco nas áreas de metalmecânica, vestuário, construção e alimentos, atendendo o maior número possível de indústrias”, explicou ele.