FOMENTO

Programa Bom Negócio Paraná chega a Umuarama através da Aciu

Empresários que participarem de capacitação gratuita terão acesso a linhas de crédito especial

Oferecer capacitação e qualificação técnica ao micro e pequeno empresário, facilitar o acesso ao crédito e possibilitar a expansão e melhoria nos negócios. Esta é a proposta do Programa Bom Negócio Paraná, lançado em Umuarama na manhã desta terça-feira (29), na Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), parceira da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná). O programa é uma criação das secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Aciu é uma das únicas 42 associações comerciais do Estado a conquistar o benefício, que tem apoio da Fomento Paraná e pretende beneficiar 350 empresários. O primeiro passo, conforme explica José Celso Zolim, presidente da entidade, é a realização de um dos 14 cursos gratuitos disponibilizados pela Faciap em parceria com a UEM (Universidade Estadual de Maringá). “Os interessados poderão fazer cursos na modalidade de educação à distância (EAD) nas áreas de gestão, finanças empresariais, técnicas de negociações, entre outros. As capacitações, com média de 60 a 80 horas, serão gratuitas e voltadas aos pequenos empreendedores”, relatou.

O gestor de projeto da Fomento Paraná, Antonio Romildo Mileck, destacou que além de se capacitar para melhor administrar seus negócios, os empresários poderão ter acesso aos recursos do Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná, com taxas mais acessíveis, entre 0,6% a 0,8% ao mês. "Com certificado na mão, os empresários terão taxas mais baratas. Por isso, acreditamos que este crédito dirigido será melhor aplicado, com taxas que poderão ajudar o micro e pequeno empresário, no aumento da sua produção, na reforma da empresa, enfim, na área que for mais interessante", comentou, destacando que para aqueles que não têm o curso a taxa é maior, entre 1,1 e 1,5% ao mês.

Conforme o coordenador administrativo comercial da Faciap, Rafael Luiz Siqueira, o principal objetivo do Bom Negócio Paraná é dar oportunidade de capacitação e qualificação técnica aos pequenos empresários, em áreas voltadas à gestão de empresas. Além disso, ressaltou que o empresário que apresentar o certificado da capacitação realizada terá acesso a uma subvenção na taxa de juros nos financiamentos equivalente a 5% ao ano. "Então, a taxa vem de 11 a 11,5% para cerca de 6% a 7% ao ano. É uma taxa bastante atrativa, para facilitar o acesso ao crédito e permitir que o empresário expanda seus negócios, melhorar a capacidade produtiva", frisa.

Para o diretor financeiro da Aciu, Orlando Luiz Santos, o programa é uma ótima oportunidade para os micro e pequenos empresários. "Entendemos que os micro e pequenos empresários devem se preocupar com uma boa formação, com a busca constante de atualização para conseguir manterem-se no mercado, cada vez mais competitivo. Além disso, ainda há a oportunidade de ter acesso a recursos com juros subsidiados, o que seguramente representa uma grande força às empresas, principalmente neste momento turbulento em que estamos vivendo", comentou.

Funcionamento

Cerca de 80 empresários participaram da reunião de lançamento do programa em Umuarama e todos eles ganharam um e-card (cartão) que dá direito à realização de um curso. “Esses cursos estão disponibilizados no portal www.capacitando.net/eadfaciap, plataforma de educação à distância da Faciap. As capacitações, com média de 60 a 80 horas, serão gratuitas e voltadas aos pequenos empreendedores associados à Aciu. Os empresários interessados em fazer as capacitações podem solicitar o e-card diretamente na entidade, sem custo algum. Quem quiser pode ligar para a Aciu, no telefone (44) 3621-6700”, finaliza Celso Zolim.