Programa Compra Umuarama traz oportunidades às pequenas empresas

Sebrae e Aciu querem que entidades e órgãos públicos direcionem suas compras para as micro e pequenas empresas locais

Foi lançado na tarde de ontem (9) o Programa Compra Umuarama, uma iniciativa do Sebrae-PR para o fortalecimento econômico do município através da ampliação da participação das micro e pequenas empresas locais nos processos de compras das entidades e órgãos públicos. A Aciu é parceira do projeto, que tem o objetivo de estimular um dos capítulos do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, mais conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa: o de acesso ao mercado.

De acordo com Adriano Pereira, consultor do Sebrae para a região de Umuarama, o Programa será instalado em 14 cidades do Paraná e deve contribuir de forma significativa para o desenvolvimento local, já que privilegia as micro e pequenas empresas e mantém a circulação de recursos na região. “Os órgãos públicos e governamentais são ótimos compradores e podem ajudar a fortalecer a economia local. Essas entidades compram por meio de processos licitatórios e a Lei Geral garante vantagens para que pequenos negócios tenham mais chances de participar com êxito de licitações. Mas para isso, é preciso haver entendimento da legislação, por parte de compradores e fornecedores”, destaca.

No lançamento do Compra Umuarama, representantes de entidades como Prefeitura, Secretaria do Trabalho, Receita Estadual, Ministério do Trabalho, Cisa Amerios, entre outras, foram sensibilizados sobre a importância de se conhecer a Lei Geral para aplicar o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas nas licitações. O passo seguinte à sensibilização dos compradores será a sua preparação e captação de potenciais fornecedores para a participação no evento que acontecerá em novembro. “Depois de mapearmos o mercado, conhecendo quem são os compradores e quais suas demandas, será a vez de chamar os empresários de micro e pequenas empresas a participar do Compra Umuarama, criando um ambiente favorável ao diálogo comercial entre as partes”, explicou Pereira.