DINHEIRO

Quatro associados Aciu já conquistam recursos para investir em suas empresas

Parceria com a Noroeste Garantias e o Sicoob representa estímulo ao desenvolvimento econômico e financeiro da cidade e da região

Quatro empresas de Umuarama vão passar por transformações importantes dentro de poucos dias. É que elas são as primeiras a firmar contrato com a Noroeste Garantias e já receberam os recursos necessários para a realização dos investimentos. Este é um produto exclusivo para empresas associadas à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) e cooperados do Sicoob Arenito. Juntas, as instituições estão promovendo o fomento da economia local.

A assinatura dos contratos foi feita em cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira (9) e contou com a presença do presidente da Aciu, José Celso Zolim. Ele destacou que a esta parceria representa muito não só para os empresários, que têm acesso a recursos financeiros com taxas diferenciadas, como para toda a cidade e região. “Estamos passando por um momento delicado da economia brasileira, então aqueles empreendedores que têm a visão e a oportunidade para investir seguramente terá destaque e conquistará ainda mais o mercado”, analisou.

O gerente regional de negócios da Noroeste Garantidora, Rafael Thibes de Oliveira, explicou que a Noroeste garante até 80% do crédito. “Um consultor financeiro da Noroeste visita as empresas interessadas e faz uma análise da viabilidade financeira e da capacidade de pagamento. Depois, caso aprovada a garantia, é estudada a melhor linha de financiamento disponível no mercado. A taxa de juros e o prazo de pagamento depende do tipo de crédito. Para capital de giro, por exemplo, o prazo de pagamento é de até 36 meses”, detalhou, acrescentando que o objetivo é ajudar empresas com capacidade de pagamento e que têm boas ideias ou projetos, mas encontram a falta de garantia como um limitador para colocá-los em prática ou que têm dificuldade de acessar linhas de crédito do governo.

Segundo o presidente do Sicoob, Waldir Campana, há pelo menos mais oito empresas que estão pleiteando a garantia complementar da Noroeste para ter acesso a crédito mais barato junto à instituição financeira. “Nosso compromisso é ajudar o empresário a conseguir o empréstimo que procura junto aos bancos, pagando a menor taxa de juros possível, inclusive auxiliamos as empresas a elaborar projetos para acessar linhas de crédito. Trata-se de uma grande oportunidade”, resumiu.

Novos rumos

Um dos empresários que conquistaram o benefício da parceria Aciu-Noroeste Garantis-Sicoob, Rivelino Freire Martins declarou estar muito feliz. “Este apoio que estou recebendo vai me ajudar a pagar menos juros para expandir e solidificar meus negócios. Vamos investir em showroom, atualizar nosso portfólio, ampliar nossa área de atendimento, enfim, investir em crescimento. Já contratamos cinco novos funcionários para nos ajudar nesse momento importante de nossa empresa [a Visual Decor]. O que eu mais gostei foi da forma simples e descomplicada de fazer os documentos: tudo sem burocracia e com apoio total dos profissionais de atendimento da Aciu e do Sicoob”, comentou.

A confeitaria Solange Bolos foi uma das que também já fecharam acordo com a Aciu-Noroeste Garantias-Sicoob, obtendo recursos que serão revertidos no aumento da capacidade produtiva da empresa. De acordo com o empresário Sergio Reyes, o dinheiro chega para cobrir as necessidades de investimentos em estrutura e qualidade dos produtos. “Vamos entrar em um novo estágio individual para nossa empresa, que deixa de trabalhar como microempresa individual e passa a ser microempresa, que terá mais custos financeiros, porém vai gerar mais renda. Estamos prontos para o futuro”, afirmou Reyes, que é marido da boleira Solange.