Relatório da Aciu aponta que inadimplência em Umuarama aumentou pouco mais de 2%

A inadimplência em Umuarama, medida pela diferença entre inclusões e exclusões de nomes do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), órgão coordenado pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), foi de 2,11% em um comparativo entre 1º de janeiro a 15 de maio de 2013 com o mesmo período no ano passado. Um número considerado extremamente bom pelo presidente da entidade, José Celso Zolim, pois é inferior às médias registradas nacionalmente e no estado do Paraná.

Outro ponto positivo informado no estudo da Aciu é o aumento significativo no número de exclusões de nomes do cadastro de inadimplentes, que foi de 39,5%. “Significa que mais devedores estão quitando suas contas e ficando com o nome limpo para poderem voltar a consumir nas lojas do comércio local. E isso reverte-se no fortalecimento da economia como um tudo”, analisa Zolim.

Para ter mais segurança sobre o crédito, as empresas devem registrar, com a maior brevidade possível, um cliente inadimplente. A instrução de Esther Costa Torres, responsável pelo SCPC Umuarama, garante mais segurança para todas as empresas. “Muitas empresas deixam de registrar o cliente inadimplente ou esperam meses para efetuar o registro e isso acaba prejudicando a todos, por isso pedimos a todos os empresários que procurem a Aciu ou liguem para obter mais informações”, informou.