A sede da Guarda Mirim de Umuarama foi revitalizada e a nova estrutura apresentada oficialmente à comunidade em evento realizado na tarde de terça-feira (12). A entidade segue o lema: Despertando talentos e transformando o amanhã e atende adolescentes de 12 a 18 anos, com cuidados e capacitação para a inserção deles mercado de trabalho.
O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Miguel Fuentes Romero Neto, prestigiou a solenidade de reinauguração ao lado de outras autoridades e reconhece a importância que a Guarda Mirim tem para a sociedade.
“É uma grandiosa instituição para Umuarama, que aplica com seriedade, disciplina aos adolescentes e jovens da nossa cidade e os prepara para o mercado de trabalho. Queremos também parabenizar, em nome de toda a classe empresarial, o Sicredi, pela ação Dia de Cooperar, e que permitiu que a sede pudesse ser revitalizada para acolher melhor o público da nossa cidade”, ressalta.
O relações públicas da Aciu, Romulo Jonas Rauen, é um dos fundadores da associação e relembrou com muita emoção a reunião há quase cinquenta anos, que marcou esse momento.
“Isso faz muito bem, principalmente poder relembrar do comprometimento, compartilhamento, companheirismo, que se resumem em uma palavra: cooperar. Você pode lutar duramente na vida para ser feliz, mas você será muito mais feliz, se duramente batalhar para ajudar alguém a ser feliz. Valeu muito a pena estar aqui hoje”, expressa Rauen.
As obras contemplaram a reforma completa dos pavilhões 1 e 2, implantação de fachada, quadra coberta e ações de paisagismo.
O evento foi marcado por apresentações artísticas da Fanfarra e do coral de adolescentes que são atendidos pela Guarda Mirim.
História
Fundada no dia 03/09/74 com o nome de Associação de Assistência ao Menor Desamparado teve apoio do Juiz de Direito da Vara de Menores, na época, Dr. Joel Pugsley e um grupo de cidadãos umuaramenses cujo propósito principal era o atendimento a adolescentes de famílias de baixo poder aquisitivo, promovendo o bem estar social, cultural e cívico e encaminhamento ao mercado de trabalho. Após quatro anos, em 12/12/1978, acolheu o programa Guarda Mirim.