Sebrae e Aciu lançam projeto inovador para empresários e colaboradores

O Sebrae e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) são parceiros no projeto Inovação & Negócios. O objetivo é capacitar, despertar e conectar o empresariado às tendências de um cenário marcado por mutações inéditas, motivadas pela prolongada pandemia.

Uma ampla programação foi pensada e já posta em andamento, levando em conta fatores como hábitos de consumo de públicos diferenciados, e as adequações que o varejo precisa viabilizar em períodos relativamente curtos, a fim de contextualizar e revitalizar a relação comércio/consumidor.

"Inovação é um caminho. Trata-se de fazer algo de forma diferente, ou até mesmo parar de fazer algo. Os negócios estão mudando com frequência. O desafio para o empresário de hoje é acompanhar as mudanças de mercado, e repensar o modelo do negócio. O caminho é fazer algo diferente para alcançar resultados diferentes", observa a consultora Jane Queiroz, do Sebrae.

A agenda, que será divulgada mês a mês, contempla reflexões sobre determinado negócio e o restante do mercado, planejamento, execução, adaptação e monitoramento de ações e resultados. "São os caminhos para obter resultados coerentes", complementa.

Cronograma em curso

O projeto já disponibiliza o conteúdo 'Consultoria e Gestão da Crise para Micro e Pequenas Empresas' (até 5 de junho), a cargo de Renata Cristiane da Silva. Também já está disponível (até 31 de maio) 'Declaração DASN para MEIS', com os consultores Henrique Pugin e Vinicius Robles.

O projeto será oficialmente lançado no dia 10 de junho, às 19h, com a palestra online 'Por que minha empresa existe?', ministrada por Perseu Bastos.

Também em destaque no primeiro ciclo da programação a Jornada Digital de Inovação, com os workshops Canvas Modelo de Negócios (18/6, às 8h30), Canvas Proposta de Valor (8h30), Plano Estratégico BSC (2/7, às 8h30) e Plano de Ação com OKR (9/7, às 8h30).

O projeto também terá ações através do programa Delas, efetivado através do Sebrae Mulher de Negócios, em parceria com a Aciu, Casa do Empreendedor e Cacier. O foco é o fortalecimento das atividades das microempreendedoras individuais (MEI).

"A programação está recheada de conteúdos de interesse para os mais diversos perfis de empreendedores e a participação é gratuita. Uma oportunidade imperdível para integrar as equipes de colaboradores e buscar diferenciais", ressalta o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (44) 3621-6700 (Aciu/Camila) e 3623-8101 (Sebrae/Michele).