SEBRAE

Sebraetec facilita acesso de micro e pequenas empresas à inovação na região de Umuarama

Com o Programa, microempreendedores individuais, produtores rurais, micro e pequenas empresas têm auxílio para desenvolver projetos e processos de inovação

Um dos maiores anseios dos empreendedores é ter acesso à inovação, que fortalece e ajuda no crescimento dos negócios. Para contornar este problema, o Sebrae/PR oferece aos empresários de Umuarama, Cianorte e região o Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia, que facilita a implantação de ações inovadoras através de consultorias. O empresário pode desenvolver projetos de inovação e tecnologia para adequar produtos, serviços ou processos à realidade do mercado, com subsídios de 60% para microempreendedores individuais e produtores rurais, e de 50% para micro e pequenas empresas.

O Programa está aberto para micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e produtores rurais a serviços de inovação e tecnologia, que por meio de consultorias agreguem valor para seus negócios e clientes. O Sebraetec pode auxiliar empresas que visam melhorias como aumento da eficiência, automatização de processos, inovação em produtos e serviços, melhoria da qualidade, implantação de boas práticas, registro de marcas e patentes, criação de novos designs e adequação as normas vigentes.

Entre os serviços ofertados pelo Sebraetec está o acesso a fornecedores especializados a demanda dos empreendedores, serviços tecnológicos e soluções de acesso a inovação e subsídios nos serviços de consultorias e treinamentos voltados para inovação e tecnologia.

A consultora do Sebrae/PR, Letícia Albuquerque, explica que inovar é fundamental e possibilita ao empresário o reposicionamento do negócio no mercado e o torna cada vez mais competitivo e sólido. “O empresário tem ciência que precisa fazer algo diferente, mas encontra dificuldade em diagnosticar os gargalos da empresa, bem como buscar profissionais aptos para realizar serviços de acordo com suas necessidades. O Sebraetec atende a estas necessidades e subsidia até 60% do valor do projeto. É realmente um grande estímulo à inovação”, frisa a consultora.

A empreendedora Gabrielle Luise Macedo Catelan é dona de um restaurante e já participou duas vezes do Sebraetec. Na primeira oportunidade, o programa garantiu que ela conseguisse implantar boas práticas na manipulação de alimentos e treinamento de todos os seus funcionários. “Estas consultorias foram fundamentais para a estruturação do meu negócio, eu não teria recursos financeiros para garantir o alinhamento da equipe e a certeza de que produzimos alimentos de qualidade para os nossos clientes”, afirma.

Depois, Gabriele recorreu ao programa para fazer a identidade visual do seu estabelecimento. “O resultado final ficou perfeito, muito além do que eu imaginei. Recomendo de olhos fechados que outros empresários busquem o Sebraetec, eu mesma estou de olho uma terceira vez para fazer uma análise de franquiabilidade da minha empresa”, conta, animada a empreendedora.

Informações
Para participar do Programa, o empresário precisa ter CNPJ e ser proprietário de uma empresa constituída. Para conhecer mais sobre o Sebraetec pode visitar o site http://sites.pr.sebrae.com.br/sebraetec/ ou o Sebrae mais próximo. O escritório do Sebrae/PR em Umuarama está localizado na Rua Floraí, 4.295. O telefone de contato é o (44) 3623-8100. Os atendimentos acontecem em horário comercial.