COMPRAS

Supermercados abrem no feriado mas ficam fechados segunda-feira

Acordo entre sindicatos de patrões e empregados prevê ainda pagamento de abono

Um acordo firmado entre os sindicatos dos patrões e dos empregados no comércio de Umuarama autorizou todos os estabelecimentos do ramo da alimentação (supermercados, mercados, mercearias, etc) a abrirem suas portas no próximo sábado, 7 de setembro [Dia da Independência]. Como compensação, porém, as empresas que abrirem no feriado terão de permanecer fechadas na segunda-feira, dia 9.

O presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, enviou um alerta e todos os seus associados para que cumpram à risca os termos do acordo firmado entre o Sindlojistas e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama. “As empresas podem ficar abertas das 8h às 18h, com intervalo mínimo conforme determina a lei. E esse período deve ser pago como hora extra, com adicional de 100% e de forma alguma ser descontado no período da folga integral da segunda-feira”, ressaltou.

O comunicado aos associados Aciu destacou ainda que todos os empregados que trabalharem no feriado nacional devem receber um abono indenizatório de R$ 35. “Esse valor deve ser creditado na folha de pagamento do mês de setembro e representa uma compensação para que pudesse ocorrer a livre negociação entre as partes”, detalhou o presidente.

Zolim lembra também que todas as outras lojas do comércio não podem abrir suas portas em hipótese alguma. “O comércio em geral só vai abrir em horário especial, até às 17h, no próximo sábado, dia 14. Sábado agora é só para empresas do ramo de comércio de gêneros alimentícios perecíveis, supermercados, mercados, mercearias e afins”, finalizou.