ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Pandemia

''Um momento delicado, que requer atenção máxima''

Sucessivos recordes no número de infectados pela Covid-19 em Umuarama ligaram o sinal de alerta


Sucessivos recordes no número de infectados pela Covid-19 em Umuarama ligaram o sinal de alerta, na avaliação do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Orlando Luiz Santos.

"Temos participado assiduamente de reuniões e acompanhado de perto a evolução da pandemia no município. Preocupa. É notório um relaxamento geral em relação ao cumprimento das medidas preventivas e, caso não retomemos o rigor, em um esforço conjunto, vislumbramos a adoção de protocolos mais drásticos, como os que estão vigorando em Cianorte, Cascavel e outras regiões", pondera.

"Reiteramos a importância da conscientização para coibir a expansão da doença, para que um expressivo número de segmentos não volte a ficar impedido de exercer suas atividades", ressalta.

Fiscalizações sobre o cumprimento aos decretos municipais foram intensificadas nas últimas semanas, com muitos flagrantes de casos de desobediência. Somente no último final de semana, 35 estabelecimentos comerciais foram interditados, notificados ou autuados em ato infracional.

O aumento das restrições de circulação e funcionamento de determinados ramos do comércio foi definido após a evolução do quadro da pandemia de Covid-19, com o crescimento no número de casos positivos e a elevação da taxa de ocupação de leitos hospitalares – tanto enfermarias quanto unidades de terapia intensiva (UTI).

A rede hospitalar de Umuarama atende a 21 municípios, com uma população estimada em 300 mil habitantes. A taxa de ocupação de leitos chegou a 70% no final de semana.