Intercâmbio

Umuarama e Cianorte dialogam sobre plano de desenvolvimento integrado

Planejamento a longo prazo da Capital da Vestuário é tido como referência para comitê que estrutura o Plano de Desenvolvimento Econômico de Umuarama

legenda
Rodrigues, Carla e Oliveira: intercâmbio

O comitê para elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Umuarama recebeu, na manhã desta terça-feira (29), no auditório da Aciu, os professores Marcelo Rodrigues, coordenador do curso de Administração da Unipar e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte (Codesc), e Bruno Oliveira, coordenador multicampi da Universidade Paranaense.

Reativado em novembro de 2015, o conselho da Capital do Vestuário vem atuando intensamente na elaboração de um plano de desenvolvimento embasado em ações integradas e que leve em conta o planejamento a longo prazo. Segundo Rodrigues, o foco mudou em caráter extraordinário por conta da pandemia do novo coronavírus. "Estamos empenhados na composição de um plano de retomada da economia a partir da realidade do momento", explica.

A intenção, entretanto, é retomar ainda no primeiro semestre do próximo ano o planejamento para aliar as potencialidades dos 31 gêneros de negócios identificados nos doze municípios do entorno, propiciando o esboço de um eixo estratégico para os próximos quinze anos.

Chama a atenção a atuação apartidária e parcerias consistentes, como as firmadas com a Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Aciu) e Sebrae. Rodrigues enfatiza que o ente público não está excluído, pelo contrário. Ele é mais um importante parceiro, mas não ocupa papel determinante por um princípio de isonomia.

" O diálogo entre municípios vizinhos e a parceria com diversas instituições nos permitirá retomar a economia mais rapidamente e também alavancar o desenvolvimento da nossa cidade e de nossa região como um todo", ressalta a coordenadora do comitê umuaramense, Carla Regina Moreira Frasquette, que preside o Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu.