Umuarama fará no sábado o “Feirão do Imposto”

Neste sábado, 17, das 8 ás 12 horas na Praça Arthur Thomaz, será realizado pela primeira vez em Umuarama o "Feirío do Imposto", uma ação de âmbito nacional que é realizada todos os anos nesta data, com o objetivo de contribuir na luta para a redução da carga tributária brasileira, através da conscientização da população sobre a incidência de impostos sobre os produtos por ela consumidos.

Nos mesmos moldes em que é realizado nas capitais e principais cidades brasileiras, em Umuarama o "Feirío do Imposto" terá barracas e tendas na Arthur Thomas, com exposição de produtos de consumo popular, destacando em cada um deles o impacto da carga tributária, para que as pessoas saibam o quanto pagam pela mercadoria em si e o quanto pagam de impostos.

Conscientização
Os organizadores acreditam que esta é uma forma direta e clara de informar a sociedade sobre o quanto os governos municipal, estadual e federal arrecadam de impostos, pagos pelos consumidores.

Através da conscientização da carga tributária, as pessoas são estimuladas a lutar pela redução do peso dos impostos e também a exigir serviços públicos de qualidade.

Esse trabalho de conscientização será feito por uma equipe de dirigentes e funcionários das instituições envolvidas na organização, que estarío durante toda a manhã conversando com as pessoas na praça e também distribuindo uma cartilha especialmente preparada, que tanto esclarece como os impostos
são arrecadados como informa onde os recursos devem ser gastos, em benefício da população.

A iniciativa local reúne esforços da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama, Sicoob Arenito, Observatório Social de Umuarama, Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região (Sincouma), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) e Sindicato das Empresas Contábeis do Paraná (Sescap-Pr).

Abaixo-assinado
Durante o evento, as pessoas que passarem pela Arthur Thomaz também serío convidados a assinar um abaixo-assinado, que será encaminhado ao Congresso Nacional, exigindo menos impostos e mais eficiência na gestío dos recursos públicos.

Movimento nacional
Ao longo dos últimos anos, se multiplicaram país afora as ações-cidadãs em que grupos de pessoas, entidades e instituições de mobilizam para debater com a sociedade a alta carga tributária brasileira e o seu impacto negativo no desenvolvimento do país.

O "Feirío do Imposto" de certa forma unificou estas iniciativas através da Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), em parceria com entidades estaduais e locais onde é realizado.

No Paraná, além de Curitiba e Umuarama, o "Feirío do Imposto" será realizado neste sábado também em Campo Mourío, Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrío, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Paranavaí, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória.

Para saber mais:
www.conaje.com.br
www.sombradoimposto.com.br
www.brasileficiente.org.br
www.quantocustaobrasil.com.br
www.tributacaotransparente.com.br

Você sabe quanto paga de impostos?
Segundo informações apresentadas na cartilha "A Sombra do Imposto", que será distribuída à população de Umuarama, em 2010 os governos municipal, estadual e federal arrecadaram algo em torno de R$ 1,4 trilhão em impostos. Dinheiro que sai do bolso de todos os brasileiros. Deste valor, R$ 800 bilhões ficaram com a União, R$ 400 bilhões com os estados e R$ 200 bilhões com os municípios.

Em média, cada brasileiro paga aproximadamente R$ 6 mil de tributos todos os anos. Embora não se perceba claramente, entregamos em impostos uma média de 40% do que ganhamos. É como se trabalhássemos de janeiro a maio apenas para pagar impostos. O Brasil tem hoje 85 tipos diferentes de impostos, contribuições e taxas.

Alguns exemplos

Conta de Celular - 46% de impostos