ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Caged

Umuarama fecha 1º semestre com saldo positivo na geração de empregos

Tema é abordado pelo presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos, em entrevista ao jornal Umuarama Ilustrado


Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que Umuarama vem recuperando as vagas de emprego, após elevação no número de desligamentos registrados entre março e maio. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), a geração e manutenção de postos de trabalho vem sendo incentivados pela indústria. 

Conforme dados do Caged, entre janeiro e fevereiro deste ano a cidade acumulava um saldo positivo de 370 pessoas admitidas e que permaneceram em seus empregos. Entretanto, com a chegada da pandemia do coronavírus na região, os números começaram a despencar e o volume de desligamentos nas empresas e indústrias cresceu. Entre os meses de março e maio Umuarama registrou saldo negativo na geração de emprego. Em março foram 1.175 contratações para 1210 desligamentos.

Os números continuaram a refletir a situação global da pandemia e a Capital da Amizade registrou em abril 447 contratações para 935 rescisões, chegando a um saldo mensal negativo de 488 empregos. Maio também fechou no vermelho, com 273 pessoas desempregadas. 

Mas foi em junho que o cenário começou a mudar e o mês já fechou com saldo positivo de 71 admissões. Em julho a retomada do setor foi expressiva e o mês fechou com 710 desligamentos para 1347 admissões, um saldo de 637 novos empregos. 

Setores

Entre os setores que mais se destacaram na geração de empregos estão a indústria de alimentos, o setor de moveleiro (especialmente de estofados) e também a construção civil, conforme informou o presidente da Aciu, Orlando Luiz Santos.

“A indústria vem apresentando um gráfico de ascendência nas vendas. E isso vem gerando mais emprego e renda para Umuarama, disse Orlando Santos.

Conforme o presidente, com a pandemia as pessoas permaneceram mais em casa e isso fez com que o consumo dos produtos da linha branca e marrom aumentasse. “Umuarama é um polo moveleiro e com o aquecimento nas vendas do setor, a indústria está contratando mais. Da mesma forma temos o início das atividades do frigorífico de aves”, explicou Santos. 

Orlando Santos ainda ressalta que a expectativa é que o setor econômico e de geração de empregos na cidade continue em alta. “Tivemos alguns setores do comércio que sofreram com a pandemia. Porém outros tiveram uma recuperação, o que vem movimentando a economia local”, noticiou o presidente. 

Agência do Trabalhador

A Agência do Trabalhador atua na intermediação de mão de obra, divulgando vagas disponibilizadas pelas empresas e aproximando-as do trabalhador que busca colocação. Por conta dos resultados, a agência se destacou entre as demais do Paraná.