Os empresários de Umuarama vivem um momento de euforia. As vendas de 2009 já são 15% maiores que as de 2008, conforme números do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A abertura das lojas em horário especial, o pagamento do 13º salário e a decoração de Natal são fatores considerados para o aumento nos negócios. As promoções e ofertas de oportunidades também são citadas por consumidores e empresários como estímulo ao sucesso de vendas.
De acordo com Esther da Costa Torres, coordenadora do SCPC em Umuarama, as consultas ao sistema indicam as negociações feitas nas lojas. "O movimento nas consultas nesses primeiros dias de dezembro foram 30,28% maiores que o mês de novembro. E desde que o comércio começou a ficar aberto até ás 22h aumentou mais ainda. Estamos de plantío para garantir que as negociações sejam feitas da maneira mais segura possÃvel", informou.
A empresária Val Pugas, da Gabbana, loja especializada em moda, conta que as perspectivas de vendas até a véspera do Natal são muito grandes. "A julgar pelo movimento que já estamos tendo, temos certeza de que vai ser muito melhor ainda. Abrir no domingo (20) foi ótimo, muito bom mesmo, com bastante movimento principalmente na parte da manhã. Nós preparamos muitas novidades e muitas opções para não deixar faltar nada para ninguém. Confiamos no sucesso", afirmou.
Fernanda Santana, da perfumaria Ãgua de Cheiro, também está empolgada com o movimento em sua loja, recém inaugurada. "O domingo não foi muito bom para vendas como esperávamos, mas em compensação todos os dias nós tivemos excelentes vendas. E temos certeza de que esta semana vai ser melhor ainda que a semana passada. Estamos muito felizes, pois o movimento aumenta a cada dia, todo mundo querendo aproveitar as promoções, os kits especiais que preparamos, as várias opções de presentes que oferecemos especialmente para o Natal", contou.
Última hora
A expectativa de vendas ainda melhores também tem deixado a empresária Rose Andrade, da Bebê Mania, muito feliz. "Nossa perspectiva é de um aumento de pelo menos 8% em relação ao ano passado. As vendas já aqueceram bastante, mas temos certeza de que será ainda melhor, pois muita gente sempre deixa tudo para a última hora e estamos preparados para receber todo mundo com preços e condições especiais", relata.
Ela observa também que as vendas com cartões de crédito aumentaram significativamente neste ano. "Para os empresários é bastante seguro, para o consumidor é prático", definiu. Rose destacou que a abertura do comércio no domingo foi dispensável. "Acredito que o consumidor ficou dividido entre o sábado e o domingo. Se fosse aberto só no sábado teria sido melhor. Mas mesmo assim estamos confiantes", finalizou.
Mais presentes
Consumidores estío aproveitando as promoções especiais para o Natal. A aposentada Rosa de Souza Crastechini disse que ficou encantada com a decoração especial. "Nunca tinha visto uma coisa bonita como essa, dá vontade de vir todas as noites só para fazer compras. Eu nem ia comprar nada, mas acabei achando tudo tío lindo que vou levar vários presentes", afirmou.
Rozeli Teza é empresária e também destacou a importância da iluminação especial de Natal. "É claro que como consumidora eu analiso preços, promoções e qualidade, mas em um ambiente bem decorado, tudo arrumado e com essas ruas lindas como estío, fica muito melhor de comprar. Fazia muitos anos que a cidade não ficava tío agradável como está", declarou.
A cabeleireira Sonia Volpini ressaltou que além de 2009 ser um ano em que a economia do PaÃs está estabilizada, o que estimula as vendas são as promoções e as ofertas especiais. "Lojas que oferecem kits completos, sugestões de presentes, preços acessÃveis e bom atendimento sempre saem ganhando. Os empresários devem estar atentos ao consumidor e ouvir o que eles têm a dizer, isso é muito importante", ensina.
Abertura em horário especial estimula vendas
A abertura do comércio em horário especial representa uma grande oportunidade para os consumidores que não têm tempo de fazer suas compras durante o horário de expediente normal. A procura por presentes de final de ano devem ser ainda maiores nesses três dias que antecedem o Natal, conforme explica Elza Alves Botelho de Souza, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama).
Ela destaca que o otimismo nas vendas se deve a vários fatores, como os atos governamentais que reduziram o IPI, tornando eletrodomésticos, eletrônicos e móveis mais baratos ao consumidor, assim como aumentou a procura de devedores para regularizar contas em atraso, objetivando obter crédito no comércio.
Elza comenta também que as expectativas sempre foram as melhores possÃveis. "Desde que lançamos a campanha de Natal, com essa iluminação especial feita em parceria com a Prefeitura, já afirmamos que seria um dezembro de muito sucesso. Há um aumento considerável de consultas junto ao SCPC e a procura dos inadimplentes para saldar seus débitos. Para estimular os consumidores, a Aciu e a Prefeitura de Umuarama desenvolveram uma campanha para estimular a decoração de Natal, essa união de forças é sempre fadada ao sucesso", definiu.
Fonte: Jornal A Tribuna do Povo
Data: 22/12/2009
________________________________
Assessoria de Imprensa da ACIU
www.aciupr.com.br