Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
2ª via de boleto | COB online | SPC Brasil | NF-e

Conhecimento

Workshop discute o varejo na era digital

Especialista dá sugestões para valorizar a experiência de compra na loja física


legenda
Com interação, Paula Poliezi dialoga com lojistas acerca dos novos hábitos de consumo.

Os desafios trazidos pela tecnologia ao comércio de varejo foi tema de um workshop realizado ontem, 01, no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

“O lojista precisa fazer o quê para atrair esse novo cliente, que passa tanto tempo na internet?”, questionou a palestrante Paula Polizeli, Consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 


Paula explicou que a sociedade está em um processo de intensa mudança de hábitos, costumes e comportamentos, porém não deixou de consumir. “O mercado não está melhor e nem pior. O mercado só está diferente. As pessoas estão apenas mudando a forma de consumir”, assegura a especialista.  

Percebendo essa mudança no comportamento de compra, muitos lojistas já estão se adaptando, passando a utilizar as novas tecnologias para vender.  

Para Fernando Christófalo, da loja L’Amore, as redes sociais se tornaram um canal de relacionamento direto com os clientes, o que colabora para aumentar as vendas. Ele contou que publica imagens de seus produtos nas redes sociais e rapidamente percebe o interesse dos clientes. “A gente precisa estar pronto para responder imediatamente. Não pode deixar esfriar o desejo de compra”, relatou ao público presente.  

A palestrante ainda apontou que a loja física já não pode ser um local para mera exposição de produtos e vendas. “Hoje o cliente deseja ter uma experiência. Para que isso ocorra, a loja precisa ser também um local de relacionamento, interação e entretenimento”, explicou Paula Polizeli. “Conhecer o cliente e manter com ele uma relação de amizade, hoje, é fundamental. Esse cliente ‘fidelizado’ é quem vai garantir o sucesso da loja”. 


Além de vários associados de Umuarama, participaram do workshop as empresas Nova Cell, de Perobal, e a Construtora Amanhecer, de Mariluz. No total, foram 28 lojistas e vendedores recebendo orientação acerca do uso das novas tecnologias e redes sociais para o incentivo do comércio local.  

Para ver mais fotos, acesse a nossa galeria, clicando aqui