Em 2015, as Varas do Trabalho do Brasil receberam mais de 2,66 milhões de novos casos. Estimativas do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que neste ano o número deve subir 13%, superando o ritmo de crescimento registrado em anos anteriores. Entre os principais motivos das ações estão a cobrança de verbas rescisórias, pagamento de horas extras, adicional de insalubridade e recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Para trazer conhecimento, novas informações e boas práticas aos empresários de Umuarama e região na hora de fazer a gestão de seus grupos de funcionários, o Sebrae/PR e o juiz federal, Marlos Augusto Melek, promovem no dia 25 de outubro, a palestra “Ação trabalhista, e agora?”. O evento acontecerá às 19h30, no escritório do Sebrae/PR. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (44) 3623-8100 ou pelo site do Sebrae/PR.
A palestra trará informações práticas aos empreendedores sobre as horas extras, processos de contratação, demissões e outros assuntos. O palestrante Marlos Augusto Melek é juiz da 1ª Vara de Trabalho de Araucária e Campo Largo. O jurista apresentará, de maneira prática, quais são os principais erros que as empresas cometem e como evitar situações que se desfecham nos tribunais.
Letícia Albuquerque, consultora do Sebrae/PR, explica que a palestra será uma grande oportunidade para os empresários e gestores se capacitarem com informações que geralmente são de conhecimento apenas de outros profissionais, como advogados e contadores. “O empreendedor não precisa ser um especialista no assunto. Mas, ele precisa entender os caminhos que auxiliam a evitar processos judiciais”, afirma.
A consultora também alerta para a importância do empreendedor estar em um constante processo de aprendizado e busca de novos conhecimentos. “Desta forma, o empresário será aquele que toma as decisões e não aquele que transfere o destino de seus negócios, evitando, ele mesmo, os ônus e problemas que a empresa possa enfrentar”, aconselha Letícia.
O conteúdo da palestra faz parte do livro publicado pelo magistrado neste ano, “Trabalhista! E agora? – Onde as empresas mais erram”, em que apresenta a necessidade da segurança jurídica e da reforma trabalhista para tornar o ambiente de negócios menos hostil para o empreendedorismo brasileiro.
Melek, antes da carreira no judiciário, acumulou experiências como empregado, empresário, advogado e professor. Atualmente tem feito diversas palestras por todo o Brasil e se prepara para nos próximos meses para sua estreia como consultor de um quadro no programa Fantástico, da Rede Globo. Ao final da palestra, os participantes poderão adquirir exemplares da publicação de Marlos Melek e trocar informações.
A Palestra “Ação trabalhista, e agora?” tem o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Umuarama (Aciu), do Conselho do Jovem Empresário (Conjove) e da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais de Entre Rios (Cacier).