Marcos Franco, diretor de Marketing da RPC TV, afiliada Rede Globo, apresentou na manhã de ontem (29), no auditório da Aciu para uma plateia de mais de 80 empresários, os resultados de uma pesquisa exclusiva sobre o perfil do consumidor umuaramense. O evento “De Olho no Mercado” faz parte de projeto de interiorização da emissora e busca contribuir com a capacitação e o desenvolvimento do mercado das cidades paranaenses. A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) é parceira do projeto.
De acordo com Franco, que é especialista em mercado publicitário, o trabalho de pesquisa foi executado pelo Instituto Ipsos Marplan, um dos principais do Brasil na sondagem e análise de dados sobre economia e mercados. “O estudo é um mapa das vocações econômicas de Umuarama e aponta, com segurança, oportunidades a serem exploradas por todos os empresários que se preocupam em estar atualizados e atentos às mudanças no perfil do consumidor”, explicou.
Ele detalhou ainda o comportamento demográfico da população, como os umuaramenses consomem, como tomam suas decisões no momento da compra e o que desejam consumir. “A pesquisa oferece dados atualizados e confiáveis para que o empresário tenha informações seguras das oportunidades de negócios. É um suporte riquíssimo para o administrador que está interessado em conhecer melhor o seu público-alvo, seu potencial de consumo e saber quais são os negócios mais promissores na sua região”, afirma.
Dicas
Dentre as muitas dicas repassadas por Marcos Franco, ele pediu a atenção dos empresários informando que os homens gastam mais do que planejam e mulheres gastam menos. “Por isso comece a negociar com homens de baixo para cima e com mulheres de cima para baixo, ou seja, mulheres gostam de descontos, promoções, vantagens, já os homens não tem limites se gostarem de uma mercadoria”, exemplificou.
Ele informou ainda que a classe B em Umuarama é muito forte, por isso é importante dar atenção a esse grupo consumidor. A classe C também é responsável por movimentar grande parte do comércio e serviços da cidade. Outro ponto abordado foi com relação à tecnologia. “Empresas devem ter site. O consumidor local costuma pesquisar na internet primeiro e depois ir pessoalmente até a loja para comprar. Os negócios via internet ainda são poucos, mas não estar na internet pode deixar a impressão ao consumidor de que sua empresa não é confiável. É o que os especialistas chamam de Fator Higiênico: se tem, não serve para nada, mas se não tem, prejudica”, afirmou.
Franco disse também para que se tente criar um elo de fidelidade com os clientes. “A diferença entre lealdade e fidelidade é que uma pessoa pode até amar uma marca (lealdade), mas não comprá-la. Por exemplo, todo mundo ama a Ferrari, mas poucos no mundo podem comprar um carro desses. Então é muito melhor você criar uma relação de fidelidade, mostrando realmente que você o conhece e que tem os produtos e serviços ideais para ele”, pontuou.
VagasMulheres não dão, no máximo, três voltas numa quadra em busca de estacionamento. Caso não encontram, desistem de comprar ali e vão para outra loja qualquer. “Não estacione e não permita que funcionários da sua empresa estacionem em frente a sua loja, para tentar ter sempre vagas disponíveis para os consumidores”, aconselhou.