Termina hoje o curso "Como cobrar e receber dÃvidas", realizado pelo Centro
de Capacitação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
(Aciu), em parceria com o Sebrae-PR. Aplicado pelo consultor Braz Vendramini, o curso iniciou na segunda-feira e está sendo realizado na sede do Sebrae, das 19 ás 23 horas, com a participação de 25 empresários e funcionários de pequenas e médias empresas associadas à Aciu. Vendramini é especialista em crédito e cobrança, com mais de 25 anos de experiência na área.
Como fazer
O objetivo do curso é orientar as empresas a reduzirem as perdas com a inadimplência, já a partir da concessão do crédito e também através da implantação de sistemas eficientes de cobrança. Toda a dinâmica do treinamento é feita a partir de problemas reais do dia-a-dia das empresas, tratados de forma simples, clara e objetiva.
Informações
Nas doze horas/aula do curso, os participantes recebem informações sobre o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil, no que diz respeito à cobrança, especificamente, e também sobre como tornar mais eficientes as cartas de cobrança, as cobranças por telefone e como realizar as visitas externas com menor custo e melhores resultados.
Os participantes também aprendem como qualificar a concessão do crédito, fugindo das armadilhas dos golpistas; além de aprender a organizar a carteira de atrasados de forma produtiva e a utilizar técnicas que levam a entendimentos e acordos com os clientes inadimplentes.
Profissionalização
""A inadimplência sempre existiu, ela faz parte de qualquer atividade econômica. Mas no caso do comércio, antes as margens de lucratividade eram maiores e esse custo era melhor absorvido pelas empresas, o que já não acontece mais com margens cada vez menores devido à competitividade do mercado", considera o presidente da Aciu, Celso Zolim. E segundo ele, a inadimplência é um problema ainda maior para as pequenas e médias empresas, que além da margem de lucro cada vez mais apertada também não têm caixa para suportar as perdas. ""No crédito, há nÃveis mÃnimos e máximos aceitáveis para a inadimplência. Por isso é importante que cada empresário calcule o quanto isso representa para o seu negócio, buscando se profissionalizar, junto com seus colaboradores, tanto na concessão do crédito quanto na eficiência da cobrança, por que disso depende e muito a saúde financeira da empresa"", destaca Zolim