O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Nelson Leal Junior, garantiu através de ofício que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística vai instalar, já em 2014, radares eletrônicos de medição de velocidade de operação autônoma (também conhecidos como radares fotográficos) em toda a parte urbana da Rodovia PR-323, compreendida entre os trevos de entrada para Maria Helena e o de Mariluz.
A solicitação foi feita pelo presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, no dia 12 de agosto, e intermediada pelo deputado estadual Fernando Scanavaca (PDT). “Alertamos ao secretário Pepe Richa [José Richa Filho] que o crescente número de acidentes automobilísticos ocorridos na 323, no trecho urbano de Umuarama, se deve principalmente à velocidade incompatível empreendida pelos milhares de veículos que circulam dioturnamente neste trecho”, informou Zolim.
O trecho específico, segundo ele, vai desde o trevo de acesso a Maria Helena – no Parque de Exposições, início da Rodovia Moacyr Loures Pacheco – até o trevo de acesso a Mariluz – início da Rodovia PR-468. “Nós também chamamos a atenção do secretário para o aumento no número de bairros residenciais e instalações industriais, que seguem o franco e determinado crescimento da cidade, denotando que a tendência é uma expansão cada vez maior”, alertou.
Tecnologia
Para Celso Zolim, os radares eletrônicos (chamados popularmente de “pardais”) podem representar uma medida de cunho preventivo e de combate aos acidentes de trânsito com vítimas. “Os pardais são uma inovação tecnológica desenvolvida para controlar, fiscalizar e registrar a velocidade dos veículos, capazes de preservar a vida humana. Vale destacar ainda que ele coíbem com eficiência os abusos dos infratores em período integral, além de fornecerem a contagem do Volume Médio Diário (VMD) de veículos em circulação na rodovia, por faixa de tráfego, horário e velocidades desenvolvidas, permitindo um melhor planejamento, estudo e estatística do trecho instalado”, justificou.
Zolim comentou ainda que, após instalados, os radares serão responsáveis ainda por produzir receita capaz de cobrir os custos do próprio sistema de fiscalização, assim como valores excedentes para investimento na segurança da rodovia. A resposta ao pedido informa que “de acordo com o levantamento técnico efetuado pela Superintendência Regional Noroeste do DER, os locais pretendidos para a instalação de medidores de velocidade estão inclusos na programação, com previsão de realizar a licitação para compra dos equipamentos em 2014”.