A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) encaminhou ofício ao Poder Executivo requerendo a retomada do expediente especial do comércio varejista nos sábados da primeira quinzena de cada mês.
"O tradicional Sabadão é de suma relevância para o equilíbrio financeiro das empresas, pois concentra um fluxo expressivo de vendas, com participação de consumidores de Umuarama e de outras cidades da Amerios", avalia o presidente Orlando Luiz Santos.
O documento realça a constatação, ao longo dos meses de pandemia, de que o horário de atendimento dilatado é eficaz para coibir aglomerações. "Com mais tempo, o consumidor realiza suas compras com critério e também a obrigatoriedade de controlar o fluxo no interior dos estabelecimentos é cumprida mais facilmente", complementa Santos.
O ofício destaca que o contexto da pandemia tem sido um prolongado aprendizado, e que o comércio não tem medido esforços para aprimorar as metodologias de enfrentamento ao coronavírus, a começar pelo irrestrito cumprimento dos protocolos sanitários.
Se acatada a requisição, os estabelecimentos poderão abrir nos dias 3 e 10 de julho das 9h às 17h.