Responsável por 80% do PIB de Umuarama, o setor do comércio é abrangente e referência no Estado. Porém, não há nenhuma formação escolar específica de profissionais nessa área. Pensando em preencher esta lacuna, a coordenação do Colégio Estadual Vereador José Balan e a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) assinaram parceria visando trazer para a cidade o curso Técnico em Comércio.
A professora Luciana Pereira Ortega, coordenadora do curso Técnico em Recursos Humanos daquela instituição de ensino, conta que já havia solicitado à Secretaria de Estado da Educação (Seed) a autorização para a abertura do referido curso, porém, na ocasião, não foi autorizada pelo fato de o Estado não possuir este plano de curso. “O Estado exige este documento para a abertura de cursos técnicos. Diante disso, este colégio tem se dedicado em sua elaboração e construção”, disse.
O empresário Clóvis Bruno Filho, diretor setorial de Comércio da Aciu, classificou a ideia da criação do curso Técnico em Comércio como ‘fundamental para toda a região’ e de imediato comprometeu-se em colaborar para que o objetivo seja atingido o mais breve possível. “Junto do presidente Orlando Luiz Santos, colocamos a Aciu à disposição para o que fosse preciso na conquista desse importantíssimo programa de construção educacional voltado para formação de comerciários”, afirmou.
Após a assinatura do convênio de colaboração, o próximo passo é a estruturação do Plano de Curso dentro das exigências da Seed. “Assim que concluirmos todos os termos no Plano, novamente encaminharemos à Seed e temos fé que no máximo no início de 2020 já poderemos ofertar o curso Técnico em Comércio à comunidade”, observou Luciana.
OBJETIVO
O curso Técnico em Comércio terá duração de dois semestres e será gratuito, com aulas de segunda a sexta-feira no período noturno. “O objetivo é oferecer aos alunos um processo formativo que assegure a integração entre a formação geral e a de caráter profissional, de forma a permitir a inserção no mundo do trabalho”, especifica a professora.
Ela acrescentou que o curso também busca formar Técnicos em Comércio capazes de atuar em instituições públicas e privadas e no comércio em geral, participando, organizando e auxiliando no processo de compras e vendas e no planejamento empresarial a partir de análises financeiras e econômicas. “Este profissional também aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando a competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais”, pontuou, acrescentando que o profissional também sairá capaz de operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.