A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) protocolou na prefeitura de Umuarama, na tarde desta segunda-feira (14), um ofício requerendo alteração no horário de circulação dos ônibus da Viação Umuarama. Pelo decreto de enfrentamento à pandemia de coronavírus vigente, os itinerários deixam de ser atendidos às 21h.
"Recebemos diversos pedidos dos colaboradores do comércio. Os estabelecimentos já estão atendendo até 22h e surgiu uma dificuldade para os trabalhadores, pois um número expressivo utiliza o transporte público", explica o presidente Orlando Luiz Santos.
O ofício requisita alteração para 22h30. Os lojistas associados aderiram maciçamente ao novo expediente, das 9h às 22h de segunda a sexta e das 9h às 17h aos sábados. "Os empresários estão conscientes e otimistas. O horário dilatado demonstra ser uma boa alternativa para coibir aglomerações", pontua Santos.
Casas agropecuárias
O mesmo ofício atenta para o clamor das casas agropecuárias, que atendem até 18h atualmente. Segundo os empresários do setor, boa parte da clientela realiza compras no início da manhã, e a obrigatoriedade de abrir às 9h acaba sendo muito prejudicial. O pleito é para a retomada do horário habitual.